AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE VILA DO RIO ARIAÚ, MUNICÍPIO DE IRANDUBA, AMAZONAS, BRASIL

Author:

Botinelly LuanaORCID,Lubich Chiara,McComb GisellenORCID,Leite Rubim Maria AneteORCID

Abstract

A expansão da área urbana é ocasionada pelo grande crescimento demográfico que a cidade vem enfrentando nas duas últimas décadas. Essa concentração urbana tem feito profundas alterações na paisagem, decorrentes das transformações na forma de uso e ocupação do solo. Portanto, o estudo da percepção ambiental é fundamental para compreender as inter-relações entre o homem e o ambiente em que vive.  Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho foi descrever a percepção ambiental dos moradores da Vila do Rio Ariaú, cuja área de ocupação encontra-se no entorno da floresta e às margens do corpo hídrico, localizada na região metropolitana de Manaus, Amazonas. O estudo ocorreu junto aos moradores da Vila localizada às margens do Rio Ariaú. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado e analisados por meio de análise descrita. durante dois dias. Foram entrevistadas 27 pessoas, sendo 17 homens e 10 mulheres, com idade variando entre 19 a 71 anos (43,48 ± 14,18). A maioria dos entrevistados apresentou ensino médio. O poço é a principal fonte de abastecimento da vila, sendo a água tratada com hipoclorito de sódio. A maioria dos entrevistados informou conhecer os riscos de utilizar a água do rio sem tratamento para consumo e recolher o lixo ao verem descartados nos rios. Além disso, se mantem atualizados sobre conservação ambiental por meio da internet. As ações de educação ambiental com essas comunidades são importantes, pois possuem contato direto com o recurso hídrico, logo podendo agir como fiscalizadores do recurso, prezando pela bom uso e conservação desse ambiente.

Publisher

AlfaUnipac

Reference21 articles.

1. BRASIL – Ministério da Saúde – Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Qualidade da água para consumo humano: cartilha para promoção e proteção da saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/qualidade_agua_consumo_humano_cartilha_promocao.pdf. Acessado em 11 de julho de 2024, 2018.

2. CALDAS, A. L. R., & DO SOCORRO RODRIGUES, M. Avaliação da percepção ambiental: estudo de caso da comunidade ribeirinha da microbacia do rio Magu. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 15, 2005.

3. CAMARA, L. R. A., DA SILVA, D. D. S., SALES, L. L. N., SILVA, D. W. S., & PINHEIRO, E. M. Qualidade de vida e percepção ambiental dos moradores de comunidades rurais em São Luís (MA). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 263-274, 2019.

4. DICTORO, V. P., & HANAI, F. Y. Análise da relação homem-água: a percepção ambiental dos moradores locais de Cachoeira de Emas–SP, Bacia hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu. Raega–O Espaço Geográfico em Análise, 36, 92-120, 2016.

5. EVARISTO, G. V., CORDEIRO, J., ALVARENGA, C. A., OPORTO, L. T., QUINTÃO, P. L., CALAZANS, G. M., & CORDEIRO, J. L. (2017). Saneamento básico e percepção ambiental: um estudo realizado na comunidade Candidópolis em Itabira, Minas Gerais. Research, Society and Development, 4(1), 45-61, 2017.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3