Author:
Alves Sobral Ornellas Maria Clara,Justino da Silva André Rodrigo,Silva Mariz Waldo,Tenório Guênes Gymenna Maria
Abstract
A hipersensibilidade dentinária é uma condição na qual o indivíduo apresenta sintomatologia dolorosa após estímulos diversos na superfície dentária. Os fatores etiológicos, estando relacionados às condições biopsicossociais, conferem ao diagnóstico uma complexidade, sendo visto a necessidade da identificação e diferenciação de outros tipos de patologia. É por meio do estudo dessa condição, que ocorre a capacitação dos futuros dentistas, frente às demandas as quais irão encontrar ao se formarem. A precisão no diagnóstico, faz com que a terapêutica seja aplicada tendo êxito e, então, o profissional responsável retoma a qualidade de vida e bem-estar ao paciente. O presente estudo avaliou o nível de conhecimento dos acadêmicos acerca do diagnóstico e tratamento da hipersensibilidade dentinária. Apresentando um caráter de pesquisa observacional transversal, foi elaborado e aplicado questionário, feito na ferramenta Google Forms e respondidos por graduandos do último ano do curso de odontologia de universidades públicas da Paraíba, sendo elas a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Por se tratar de perguntas em questionários, a presente pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A amostra composta por 125 estudantes apresentou diferenças estatísticas significativas em todos os quesitos abordados (sexo, idade, período de formação e instituição pertencente) em detrimento das variáveis questionadas durante a pesquisa sobre o manejo da HD. Os estudantes de instituições públicas de odontologia da Paraíba se sentem seguros e preparados para o diagnóstico e tratamento da Hipersensibilidade Dentinária, porém com dúvidas pontuais acerca do uso de nitrato de potássio e momento de uso dos dessensibilizantes no tratamento.
Reference21 articles.
1. ARANHA, A. C.; PIMENTA L. A.; MARCHI G. M. Clinical evaluation of desensitizing treatments for cervical dentin hypersensitivity. Braz Oral Res, v. 23, n. 3, p. 333-339, 2009.
2. BARTOLD, P. M. Dentinal hypersensitivity: a review. Australian Dental Journal, v. 51, n. 3, p. 212-218, 2006.
3. BRÄNNSTRÖM, M. The elicitation of pain in human dentin and pulpa by chemical stimuli. Arch Oral Biol, v.7, p.79, 1962.
4. CARVALHO, T. P. et al. Hipersensibilidade dentinária associada a lesões cervicais não cariosas: revisão de literatura. Rev Nav Odontol, v. 47, n. 2, p. 68-76, 2020.
5. Conselho Federal de Odontologia. Dia Internacional da Mulher: mulheres conquistaram seu espaço na Odontologia brasileira. Disponível em: https://cfo.org.br/dia-internacional-da-mulher/. Acesso em: 09 set. 2023