Author:
Aguiar Batista Clarissa,Santos Borges Daianne,Carvalho Meireles Indiamara,Cristina Hott Mara
Abstract
Há mais de 60 anos, estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm sido conduzidos, mas muitas questões persistem. O aumento na prevalência do TEA e sua complexidade demandam uma análise aprofundada. A possível associação entre a deficiência de vitamina D materna e o risco aumentado de TEA destaca-se como um campo de pesquisa intrigante e relevante para a saúde pública. A suplementação de vitamina D durante a gravidez pode ser uma estratégia preventiva e terapêutica para o TEA, mas ainda são necessários mais estudos para confirmar essa hipótese e determinar a dose ideal e o período de intervenção. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, se há evidências que a deficiência de vitamina D durante a gravidez contribui para o desenvolvimento do TEA. Quanto a metodologia, trata-se de uma revisão da literatura abordando aspectos epidemiológicos do TEA, sinais e sintomas, metabolismo da vitamina D, papel da vitamina D na embriogênese e a relação entre a deficiência de vitamina D e o desenvolvimento do TEA. Salienta-se que a deficiência de vitamina D durante a gravidez emerge como um fator ambiental relevante no desenvolvimento do TEA. A revisão destaca a importância da vitamina D na embriogênese e sua possível relação com o TEA. A manutenção de níveis adequados de vitamina D durante a gestação é crucial para o desenvolvimento ideal do cérebro e pode impactar positivamente na prevenção do TEA. Portanto este estudo buscou contribuir para a compreensão das complexas interações entre a vitamina D e o TEA, promovendo discussões científicas e clínicas com potencial impacto na saúde pública.
Reference29 articles.
1. American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders -DSM-V.Washington. 2013.
2. BRASIL, Ministério da Saúde. Definição - Transtorno do Espectro Autista (TEA) na criança (2001). Disponivel em: https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtorno-do-espectro-autista/definicao-tea/. Acesso em 25 de set de 2023.
3. BRASIL, Senso. População (2022). Disponivel em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acesso em 02 de dez de 2023.
4. CASTRO, L. C. G. DE . O sistema endocrinológico vitamina D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 55, n. 8, p. 566–575, nov. 2011.
5. CANNELL, J. J., et al. Autism, will vitamin D treat core symptoms? The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 14(2), 169-172. 2008.