Abstract
O bem-estar dos suínos criados em sistemas de criação ao ar livre, conhecidos como SISCAL (Sistema de Criação ao Ar Livre), é uma preocupação fundamental na indústria de produção de suínos. Esse sistema de criação se destaca pela oferta de um ambiente mais natural e espaçoso para os suínos em comparação com sistemas convencionais de confinamento. O objetivo geral deste trabalho foi analisar e compreender como esse sistema influencia o bem-estar dos suínos, considerando fatores ambientais, comportamentais, de manejo e de saúde. Buscamos examinar as vantagens e desafios associados ao Siscal, avaliar o impacto positivo desse sistema no bem-estar dos suínos, além de identificar as melhores práticas e estratégias para otimizar a ambiência e o cuidado dos animais nesse contexto. O presente estudo empregou a pesquisa bibliográfica como método fundamental para a aquisição de dados, recorrendo à exploração de bases de dados que abrigam uma vasta quantidade de pesquisas e literatura relacionadas ao tema de investigação. A criação de suínos em sistemas de confinamento requer uma abordagem holística que leve em consideração a ambiência, o manejo e o bem-estar dos animais. A pesquisa e a conscientização sobre essas questões são fundamentais para aprimorar as práticas de produção suína e garantir que os suínos tenham uma vida saudável e digna. O entendimento e a aplicação de medidas para melhorar a ambiência e o bem-estar dos suínos são não apenas éticos, mas também benéficos para a indústria suinícola como um todo.
Palavras-chave: Bem-estar animal. Suínos ao ar livre. Suinocultura sustentável.
Reference13 articles.
1. ABREU, Paulo Giovanni de; ABREU, Valéria Maria Nascimento; COSTA, Osmar Antônio Dalla. Avaliação de coberturas de cabanas de maternidade em sistema intensivo de suínos criados ao ar livre (Siscal), no verão. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 30, p. 1728-1734, 2001. Acesso em: 4 set. de 2023.
2. CARVALHO, Camila Lopes et al. Bem-estar animal em suíno. Suinocultura e avicultura: do básico a zootecnia de precisão. São Paulo: Editora Científica Digital, p. 90-115, 2021. Acesso em: 9 set. de 2023.
3. CARVALHO, Pedro Luiz Costa; VIANA, Eduardo de Faria. Suinocultura SISCAL e SISCON: análise e comparação dos custos de produção. Custos e Agronegócio Online, v. 7, n. 3, 2011. Acesso em: 20 set. de 2023.
4. DOS SANTOS, José Jaciel Ferreira et al. Suinocultura de subsistência como alternativa de geração de renda no sertão paraibano: um estudo de caso. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. 4, p. 96-105, 2020. Acesso em: 11 out.. de 2023.
5. FÁVERO, Jerônimo A. et al. A raça de suínos Moura como alternativa para a produção agroecológica de carne. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 2, n. 1, 2007. Acesso em: 15 out.. de 2023.