Author:
Ângela Maria Lima dos Santos ,Ana Carolina Donda
Abstract
A doença renal crônica (DRC), representa um dano com perda progressiva e irreversível da função renal, sendo reconhecida como problema médico e de saúde pública. A perda renal configura um déficit na função corporal necessitando de um tratamento para manter o equilíbrio. Desse modo, a hemodiálise é essencial por ter um mecanismo que auxilia na filtração do sangue removendo substâncias como; creatinina e ureia. Neste sentido, o enfermeiro desempenha um papel fundamental, fornecendo um suporte adequado e de qualidade, contribuindo assim, para à redução da alta morbimortalidade. O objetivo desse estudo é destacar o papel da enfermagem na assistência ao paciente com DRC, na terapia de hemodiálise. Este trabalho baseia-se em um estudo de revisão bibliográfica descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita através da busca online de trabalhos científicos como: Bireme, Medline, Scielo e Lilacs abrangendo o período de 2013-2023. Este trabalho de pesquisa destaca a importância da informação e suporte, durante todo o procedimento para reduzir os riscos e complicações relacionados ao tratamento e promover uma melhor qualidade de vida ao doente. O acompanhamento de enfermagem a esses pacientes proporciona um tratamento personalizado e humanizado, que facilita uma maior compreensão dos sintomas clínicos e favorece a adesão ao tratamento.
Reference25 articles.
1. AGUIAR, L. L.; et al. Enfermagem e metas internacionais de segurança: avaliação em hemodiálise. Revista Cogitare Enfermagem, v. 22, n. 3, 2017.Disponível em:< 45609-212390-1-pb.pdf (bvsalud.org)>.
2. ANDRADE, A.F.S.M. et al. Assistência de enfermagem ao paciente em hemodiálise: investigação completiva. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, 2021. Disponível em:< https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/19890/17787/243046>.
3. BIANCHI, M.et al. Identificação dos Diagnósticos de Enfermagem nos Pacientes em Hemodiálise. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, v.20, n.1, 2016. Disponível em:< >.
4. BRASIL, Ministério da Saúde. Diretrizes Clínicas para o Cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica – DRC no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em:< diretrizes_clinicas_cuidado_paciente_renal.pdf (saude.gov.br)>.
5. BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria Nº 3.415, de 22 de outubro de 2018. Brasília, 2018. Disponível em:< Minist�rio da Sa�de (saude.gov.br)>.