Author:
Lopes de Amorim Andrade Alcilene,Teixeira Ricardo Hemanuelly,Santos Bruno Jéssica antos Bruno
Abstract
Este trabalho aborda a temática da sexualidade na adolescência, buscando descrever como escola e família lidam com a educação sexual das (os) adolescentes, considerando que ainda há dificuldades na abordagem desse tema de forma aberta e assertiva. Além da revisão de literatura, realizou-se pesquisa de campo de abordagem qualitativa, classificada como descritiva quanto aos fins. O estudo tem como objetivo principal elucidar os desafios e avanços nas escolas e famílias na educação sexual dos adolescentes. Os resultados da pesquisa apontam diferentes perspectivas nos discursos sobre a temática, a maioria dos adolescentes prefere conversar com os amigos sobre sexualidade ou pesquisar na internet quando surgem dúvidas, os pais tentam manter o diálogo, contudo, há muitas limitações para que aconteça. Já os professores, reconhecem a necessidade de capacitações, alguns relataram dificuldade em falar sobre o tema, por medo ou por não saber como falar. Pode-se afirmar que os adolescentes estão disponíveis para que esse diálogo se estenda e seja naturalizado, por outro lado, os pais e a escola se divergem em alguns aspectos, ambos apresentaram a necessidade da comunicação entre escola e família, no entanto, a escola relata resistência da família à discussão do tema.
Reference17 articles.
1. ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Mauricio. A adolescência Normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 1981. 92 p.
2. AMARAL, Alice et al. Adolescência, gênero e sexualidade: uma revisão integrativa. Revista Enfermagem Contemporânea, [s. l.], p. 62-67, 24 abr. 2017.
3. BARBOSA, Luciana et al. O Silêncio da Família e da Escola Frente ao Desafio da Sexualidade na Adolescência. Ensino, Saúde e Ambiente , [s. l.], v. 12, p. 31-49, 2019.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Marco legal: Saúde, um direito de adolescentes. [S. l.], 2007.