Author:
Freitas Vinicius,Carlos Roberto Santana Lima ,Itamar Teodoro de Faria ,Eliane Carvalho Vidal Dias ,Adriana de Menezes ,Adelcio Machado dos Santos
Abstract
Em uma sociedade cada vez mais digitalizada as tecnologias da informação e comunicação TIC's fazem parte da vida privada e profissional da maioria das pessoas, incluindo o ambiente educacional e ciclo de vida do aluno onde a interação começa na primeira infância e perdura até a realização profissional. Elas avançaram ao longo do tempo e com seu dinamismo o uso educacional também requer modificações. Logo, um dos principais desafios nesse caso é fazer com que tanto os alunos quanto professores tenham acesso e saibam usá-las como ferramenta de ensino e aprendizagem. Como objetivo este estudo vem discutir o impacto das TIC's na educação e como e quando utilizá-las no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia realizada foi revisão bibliográfica da literatura nas bases de dados Scielo e Repositório Capes cujos critérios de inclusão para a seleção da amostra foram artigos publicados em português e inglês que retratassem a temática em estudos, publicados e indexados nas referidas bases nos últimos 20 anos, sem nenhum tipo de exclusão para artigos que contenham informações relevantes para este estudo. Como resultado percebeu-se que as TIC’s, como um investimento essencial para o ambiente escolar, devem ser alvo de investimento das escolas desde o letramento até o acesso para a utilização de inovações, passando pela formação docente ao inseri-las no cotidiano de suas aulas com intuito de tornar os métodos de ensino mais dinâmicos, criativos e motivadores. No entanto, é preciso encontrar um equilíbrio entre os métodos utilizados, as competências exigidas pelas disciplinas e a aprendizagem do aluno, independente do segmento da educação que esteja inserido.
Reference20 articles.
1. ARAVINDAN, P. ICT in Higher Education: Opportunities and Challenges. New Delhi: University News, Vol. 55 (34), p. 22-39.
2. ARIS, N; ORCOS, L. ICTs and school education. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, Vol. 3, nº4, 2015, p.01-12.
3. BARRETO, M. C; MAIA, D. L. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educação, Formação & Tecnologias, 5(1), 2012, p.47‐ 61
4. CHAHIN, A; CUNHA, M. A; KNIGHT, P. T; PINTO, S. E-gov.br: a próxima revolução brasileira. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
5. COMI, S; ARGENTIN, G; GUI, M. et al. Is it the way they use it? Teachers, ICT and student achievement. Economics of Education Review, Vol. 56, 2017, p.24-39.