Author:
LIMA SOUZA LEÃO MARIA HELOISA,JOSÉ ISRAEL GUERRA JÚNIOR
Abstract
As plantas medicinais desempenham um papel fundamental no reconhecimento da fitoterapia como uma abordagem terapêutica integrativa e complementar à saúde. Ao longo do tempo, tornou-se evidente que o uso dessas espécies ganhou destaque principalmente devido à influência da sabedoria popular, à carência econômica e à dificuldade de acesso aos cuidados médicos e farmacêuticos. Esse cenário revelou uma alternativa valiosa para o tratamento de várias condições de saúde, incluindo o câncer. Pacientes submetidos a tratamentos oncológicos frequentemente recorrem a abordagens complementares para atenuar as reações adversas associadas a terapias convencionais, como fármacos antineoplásicos, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e cirurgias. Assim, o objetivo deste artigo científico é fornecer uma análise abrangente do uso de plantas medicinais e fitoterápicos por pacientes em tratamento oncológico. Essa investigação é justificada pela crescente prevalência do câncer, que constitui um desafio significativo para a saúde pública em todo o mundo. O Brasil, como o país com a maior biodiversidade do planeta, abriga uma riqueza de conhecimentos tradicionais relacionados ao uso de plantas medicinais, enriquecida por sua diversidade etnocultural. Portanto, este estudo contribui para preencher uma lacuna no entendimento das práticas fitoterápicas adotadas por pacientes oncológicos em um contexto de cuidados de saúde amplamente diversificado. Métodologicamente, esta pesquisa assume a forma de uma revisão de literatura qualitativa com uma abordagem descritiva, permitindo uma análise aprofundada dos aspectos envolvidos no uso de plantas medicinais por pacientes oncológicos.
Reference23 articles.
1. ABREU, M.C.; SILVA,P.H.; OLIVEIRA, Y.R. Vegetais cultivados em quintais rurais Piauienses com indicação anticâncer: uma busca pelo conhecimento tradicional. Ciência e Natura, v.39, n.1, p. 22-32. 2017.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Anexo IX da Portaria de consolidação nº 2, de 28 de Setembro de 2017. Dispõe sobre a Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer. Diário Oficial da União. 3 Out 2017.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais, 2020. Disponivel em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/fitoterapicos
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Práticas integrativas e complementares: plantas medicinais e fitoterapia na atenção básica, 2012. Disponivel em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/praticas_integrativas_complementares_plantas_medicinais_cab31.pdf
5. CAETANO, N. L. B. et al. Plantas medicinais utilizadas pela população do município de Lagarto-SE, Brasil–ênfase em pacientes oncológicos. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 17, p. 748-756, 2015.