Author:
Karine Rodrigues da Silva Neumann ,Elizete Neves Zimmerer ,Marquele Ramalho dos Santos ,Sandy Froeder Leite
Abstract
Para o tratamento da obesidade pode-se considerar o uso de medicamentos específicos. É claro que o uso de medicamentos deve ser combinado com dieta e atividade física. O uso de medicamentos pode ajudar pessoas obesas a obter melhores resultados. Nesse caso, existe um medicamento de nome comercial Ozempic, derivado da semaglutida, usado no tratamento de diabetes tipo II e auxílio no emagrecimento. Objetivou-se com estes estudo os efeitos do uso do Ozempic como auxilio na perda de peso para pessoas com obesidade. Através de análise sistemática, foram investigados diferentes estudos em artigos científicos. O artigo estabeleceu critérios de inclusão, como palavras-chave, idioma de publicação e presença em uma das plataformas pré-selecionadas (Scielo, PubMed, Google Acadêmico e Reposítorio Alfa Unipac), bem como critérios de exclusão, como estudos incompletos, fora do tema do estudo, e sem uma metodologia clara e o resultado. Por fim, observou-se que embora o Ozempic tenha sido originalmente planejado para tratar pacientes com diabetes tipo 2, ele mostrou resultados promissores para indivíduos com sobrepeso que buscam perder peso. O uso do medicamento requer orientação cuidadosa de um farmacêutico e de um profissional de saúde qualificado, pois pode afetar potencialmente outras funções corporais. Assim, o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, especialmente um especialista farmacêutico, é de extrema importância para orientar os pacientes sobre os riscos associados ao uso aleatório do medicamento e para tornar a farmacoterapia eficaz.
Reference21 articles.
1. ABEOSM. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SÍNDROME METABÓLICA. 85% das pessoas obesas já sentiram preconceito pelo excesso de peso, em 2022. Disponível em: < https://abeso.org.br/no-brasil-85-das-pessoas-obesas-ja-sofreram-gordofobia/#> Acesso em: 10 Set. de 2023.
2. ANCHIETA, Cristiane Vanessa. Riscos do uso de medicamentos para emagrecer. 2021. 23p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Faculdade Anhanguera, Joinville, 2021
3. ANDRADE, Et Al, O FARMACÊUTICO FRENTE AOS RISCOS DO USO DE INIBIDORES DE APETITE: A SIBUTRAMINA. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 81–92, 2019. DOI: 10.31072/rcf.v10iedesp.788. Disponível em: https://revista.faema.edu.br/index.php/Revista-FAEMA/article/view/788. Acesso em: 1 out. 2023.
4. COSTA, Igor Martins et al. Uso de análogos de GLP-1 no tratamento da obesidade: uma revisão narrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/download/25599/203/65828. Acesso em 15 de Set. 2023
5. CFF, Conselho Federal de Farmácia. alerta a população sobre o uso de medicamentos. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2021. Disponível em: https://www.cff.org.br/noticia.php?id=6278&titulo=CFF+alerta+popula%C3%A7%C3 Acesso em 15 de Set. 2023.