Author:
Dias Guimarães Mateus Henrique
Abstract
O deslocamento prematuro da placenta (DPP) é uma condição médica séria que ocorre durante a gravidez, quando a placenta se separa parcial ou completamente do útero antes do nascimento do bebê. Esta condição pode representar uma ameaça tanto para a mãe quanto para o feto. Trata-se de uma revisão de literatura, método que proporciona a síntese de conhecimento e incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. O presente estudo tem como objetivo abordar a prestação do serviço do enfermeiro frente aos sinais de deslocamento prematuro de placenta. O papel da enfermagem diante do descolamento prematuro da placenta é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar da mãe e do feto. A enfermagem deve estar atenta aos sinais e sintomas do descolamento prematuro da placenta e pronta para agir rapidamente em caso de emergência. A abordagem multidisciplinar, que envolve não apenas o enfermeiro, mas toda a equipe de saúde, é essencial para garantir o bem-estar da gestante e do feto. A identificação de sinais e sintomas, a realização de exames e a pronta tomada de decisões são aspectos fundamentais no cuidado apropriado às mulheres em situação de deslocamento prematuro da placenta.
Reference20 articles.
1. AMORIM, A.C.A.; JUNIORE, P.A.; ROCHA, F.A.F.; Assistência de enfermagem às gestantes com descolamento prematuro de placenta. Janeiro de 2010, Niterói – RJ.
2. BITTENCOURT, R.J.;, HORTALE, V.A.; Intervenções para solucionar a superlotação nos serviços de emergência hospitalar: uma revisão sistemática. Cad. Saúde Publica. 2009.
3. FAIZ, A.S.; DEMISSIE, K.; ANANTH, C.V.; RHOADS, G.G.;. Risk of abruptio placentae by region of birth and residence among African-American women in the USA. Ethn Health 2001.
4. KYRKLUND-BOLMBERG, N.B.; GENNSER, G.; CNATTINGIUS, S.; Placental abruption and perinatal death. Paediatr Perinat Epidemiol, 2001.
5. Ministério da saúde Febrasgo. Guia para diagnóstico e conduta em situações de risco de morte materna. 2003. Brasília - DF. p58.