Abstract
A presente investigação tem como principal objectivo determinar factores que contribuem para gestão dos recursos humanos no departamento de ciências exactas do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Para estudar esta situação procedeu-se a apresentação das questões de investigação constantes na introdução. Desta forma seleccionou-se a abordagem descritiva, utilizando métodos quantitativos por meio do inquérito por questionários e por entrevista. Analisaram-se os dados recolhidos dos inquéritos a partir do SPSS v.21, aplicado a uma amostra de 25 professores. De forma geral o estudo determinou como factores principais que influenciam na gestão dos recursos humanos do departamento de ciências exactas, o reconhecimento e o progresso profissional que reflecte directamente no salário e na recompensa.
Publisher
Associacao Multidisciplinar de Investigacao Cientifica
Reference40 articles.
1. Abramovici, N. B., Amblard, H., Livian, Y. F., Poirson, P., Roussillon, S. (1989). Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Editorial Presença.
2. Amorim, D. V. de., Ferreira, R. S., & Abreu, N. R. de. (2008). Sistemas de recompensas e suas influências na motivação de servidores públicos. Seget. Comunicação no Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Brasil. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/222_222_Art_SEGeT_2008.pdf.
3. Bosco, M. D. (2014). Satisfação no trabalho: estudo de caso na SACKE Indústria de Calçados Ltda. através da Escala de Satisfação no Trabalho. (Monografia de bacharelato, Universidade de Passo Fundo). Disponível em: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/449
4. Canuto, R. M. F. (2009). As Melhores Práticas de Gestão para a Melhoria da Fiabilidade Operacional. (Tese de doutoramento, Universidade Aberta). Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1489/5/Rui%20Canuto_TD.pdf
5. Carmo, H. & Ferreira, M. M. (2008). Metodologia da investigação: Guia para auto-aprendizagem. 2ª Edição. Lisboa: Universidade Aberta.