Abstract
Este estudo visa identificar as possibilidades e desafios que a formação docente de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pelo Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia, suscita para bacharéis em enfermagem que atuam na docência em cursos técnicos. Como possibilidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o caminho metodológico percorrido, baseou-se na elaboração de estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência de estágio supervisionado, dividido em quatro etapas de formação, denominadas estágio supervisionado I, II, III e IV, aplicada a profissionalização docente, de bacharéis em enfermagem, para cursos técnicos. Identificou-se que os alunos são sujeitos ativos da própria aprendizagem e que os professores produzem as condições de construção do conhecimento. A elaboração do curso de formação inicial e continuada possibilitou a construção coletiva da prática docente e, em tempos de pandemia de Covid-19, identificou-se possibilidades educacionais para fortalecimento do SUS, proposta como tríade de conhecimentos para formação docente, de enfermeiros e enfermeiras no Brasil. Por fim, entende-se que a formação do professor enfermeiro, requer o domínio e integração de conhecimento científico e tecnológico de enfermagem, entrelaçados aos saberes didáticos-pedagógicos, que tenham como princípio o compromisso ético político e societário, assumido pela Reforma Sanitária Brasileira, em defesa de um sistema público, único, descentralizado, fundamentado nos princípios da integralidade, universalidade, equidade, participação popular e controle social.
Reference50 articles.
1. ABEN. História - ABEn Nacional, [s.d.]. Disponível em: Acesso em: 22/03/2020.
2. AROUCA, Sergio. O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva. Unesp, 2003.
3. BANDEIRA, Lourdes; BATISTA, Anália Soria. Preconceito e discriminação como expressões de violência. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 119-141, 2002.
4. BRAGA, Maria Jacinta Gomes et al. Ser professor: um estudo sobre a constituição identitária profissional do enfermeiro docente. Universidade Metodista, São Paulo, Cadernos de Educação, v. 13, n. 25, jul. de 2013.
5. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, p. 8-12, 2015.