Abstract
No panorama agrícola, o mercado do agronegócio é uma importante fonte de renda, e é um mecanismo essencial na geração de emprego para grande parte da população, além de ser uma das principais fontes de riqueza de uma nação. Nesse cenário, a produção de soja (Glycine max L.) tem grande notoriedade no Brasil, e no mundo, devido à sua importância e impacto nos aspectos ambientais, econômicos e sociais. Apesar de sua relevância, a geração de renda proveniente da agricultura pode apresentar-se comprometida devido aos riscos envolvidos. Além dos riscos climáticos e de produção que envolve tal atividade, existem também os riscos de mercado, mais especificamente, o risco sobre a variação preço. O produtor rural está cada vez mais em contato com informações, tecnologias e melhorias e consequentemente, inserido em um mercado mais competitivo e de riscos. A sua receita e sua permanência nesse sistema estão atreladas à gestão destes riscos de maneira eficaz. Neste sentido, a gestão de riscos na agricultura está, cada vez mais, pautada em dois tipos de riscos: preço (mercado) e produção. Os principais modelos de créditos para o produtor agrícola na aquisição de insumos podem ser separados em três: capital próprio, capital de terceiros e operação Barter, sendo que cada um desses recursos é oferecido por sistemas diferentes. O capital próprio tem origem nos resultados de safras anteriores e de novos investimentos; o capital de terceiros pode ter como fonte os recursos provenientes de créditos bancários ou cooperativas de créditos, e a terceira modalidade barter, a compra de insumos onde ocorre com pagamento a prazo por meio da troca dos grãos. Diante deste contexto, o presente estudo de revisão, buscou levantar as ideias de como se dá a análise das modalidades barter, capital próprio e financiamento de insumos no cultivo de soja no Brasil. Essas modalidades de comercialização da soja são praticadas em todo o mundo, com grande participação do Brasil. Portanto, os resultados obtidos no presente estudo indicam possíveis direcionamentos para gestores e empresas do setor do agronegócio.
Reference62 articles.
1. Abussamra, L. F. (2006). Gestão de riscos no agronegócio. Revista AgroAnalysis, 26(9), 22-23.
2. Albernaz, L. H. A. (2017). Sistemas de comercialização de commodities: negociação da safra via Barter. [MBA em Gestão do Agronegócio, Universidade Federal do Paraná].
3. Alencar, R. C. (2005). Custo do capital próprio e nível de discosure nas empresas brasileiras. Brazilian Business Review, 2(1), 01-12.
4. Almeida, L. F. & Zylbersztajn, D. (2008). Crédito agrícola no Brasil: uma perspectiva institucional sobre a evolução dos contratos. Revista Eletrônica de Negócios Internacionai s– Internext, 3(2), 267-287.
5. Arakawa, H. H. (2014). Percepção do produtor agrícola em relação às operações de barter: um estudo da região de Lucas do Rio Verde (MT). [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo].
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献