Abstract
O estudo do comportamento de animais sob cuidados humanos, elucitam respostas que auxiliam na conservação de espécies em meios naturais. A análise do comportamento reprodutivo é capaz de promover os melhores métodos para reprodução, condicionamento e posterior soltura da prole na tentativa de retomada do equilíbrio ambiental. O presente estudo foi realizado em criadouro científico para fins de conservação no Parque Vida Cerrado (Parque Fioravante Galvani), localizado na zona rural do município de Barreiras, estado da Bahia, Brasil. Observou-se uma fêmea de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) sub-adulta durante sete meses, entre os meses de agosto de 2019 e março de 2020, incluindo o início do período fértil, utilizando o método de sequence sampling para descrever os comportamentos observados, o qual baseia-se no registro de amostra focal, possibilitando a padronização dos métodos para elaboração de um repertório comportamental, também se fazendo importante para relatar comportamentos fortuitos, raros ou inesperados. Análises citológicas, como dados complementares, com autorização da responsável técnica, foram realizadas e totalizaram sete amostras. Os dados citológicos condizeram com os dados comportamentais de cada fase do ciclo estral, perimitindo inferir em qual fase do ciclo estral a fêmea aceita investida e cópula do macho, comprovadas por espermatozoides nos esfregaços citológicos. Os dados comportamentos emitidos em cada ciclo estral se resumem a sociabilidade da fêmea e tolerância sobre a permanência do macho em seu território, inferindo que o comportamento natural da espécie não foi alterado no criadouro.
Reference24 articles.
1. Arzabe, A. A., Retamal, P. & Simonatti, J. A. (2021) Livestock guarding dogs have minor effects on the parasite burden of wild carnivores. Parasitol Res. 120, 3993-3999.
2. Associação Mundial de Zoológicos e Aquários - WAZA. (2019). Cuidando da Vida Selvagem: A estratégia mundial de bem-estar animal dos zoológicos e aquários. Waza. Switzerland.
3. Assumpção, T. I., Santos, A. L. Q., Silveira. C. P. & Canelo. E. A. (2017). Biometria testicular e características morfológicas dos espermatozoides de cachorros-do-mato- Cerdocyon thous Linnaeus, 1766 (Carnivora, Canidae). Revista Brasileira de Ciência Veterinária. Available in: < https://periodicos.uff.br/rbcv/article/view/7732. Acesso em 23 de março de 2020.
4. Balieiro, F. S. (2015). The voice of the not so lonely maned Wolf: evidence of individual discrimination via playback of the longe-distance extended-bark. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto-SP,
5. Carreira, A. (2016). Citologia Cervico-Vaginal. Pathologika. Available in: Acesso em 13 de agosto de 2020.