Author:
De Souza Sampaio Ivonete Maria,Edilberto Moreira Lopes Raimundo
Abstract
Um papel relativamente novo na conjuntura da educação brasileira, a função do Coordenador Pedagógico caracteriza-se pelo acompanhamento a prática dos professores, oferecendo-lhes condições para que trabalhem de modo a garantir a aprendizagem do aluno e se constituindo como mediador entre o trabalho docente e o Projeto Político Pedagógico da Escola. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo pesquisar como se concretiza na prática escolar o papel do Coordenador Pedagógico frente à efetivação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O trabalho foca, no primeiro momento, o contexto histórico do surgimento da figura do coordenador pedagógico no âmbito escolar brasileiro, destacando desde a Primeira República quando surgiu o papel de inspetor até a expansão do ensino nos anos de 1950 que impulsionou necessidade da Supervisão Escolar separada da inspeção. Prosseguindo com a análise histórica o trabalho faz uma abordagem das principais modificações no papel desse profissional, as exigências de formação conforme a configuração da educação e de seus agentes em distintos momentos históricos da realidade educacional brasileira onde enfatiza no âmbito da noção de gestão democrática da escola o papel do coordenador pedagógico como articulador do Projeto Político Pedagógico e sua importância na orientação da prática docente, se constituindo como mediador entre a referida prática e o que vem proposto no Projeto Político Pedagógico da escola. Partindo do pressuposto que a dinâmica escolar e o cotidiano de trabalho do coordenador pedagógico muitas vezes são perpassados por eventos imediatos e imprevistos e por questões de ordem burocrática, o que acaba por desviar a função da equipe pedagógica para as tarefas imediatistas e burocráticas administrativas, buscou-se compreender como ocorre na realidade escolar essa função mediadora do coordenador pedagógico. para tanto, foram entrevistadas três coordenadoras pedagógicas em três diferentes escolas, de modo a analisar as implicações do trabalho do trabalho do coordenador pedagógico no desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola. como resultado da pesquisa desenvolvida é possível perceber o distanciamento do coordenador pedagógico das funções de acompanhamento das práticas pedagógicas, inclusive aquelas que concorrem diretamente para efetivação do PPP da escola.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference28 articles.
1. AGUIAR, Márcia Angela da S. et al . Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a10v2796.pdf Acesso em: 23 jun. 2017.
2. ANFOPE. Documentos Finais do VI, VII, VIII, IX e X Encontros Nacionais da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, 1992 a 2000.
3. BOGDAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.
4. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 23 dez. 1996.
5. BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em 16 out. 2017.