Author:
Patrycia de Amorim Yara,De Carvalho Menezes Aurelania Maria
Abstract
O presente trabalho aborda um tema relevante para o mundo acadêmico e social, por se tratar da Educação de Jovens e Adultos dentro do Sistema Prisional. Seu principal objetivo é conhecer através do olhar do professor, quais são as expectativas de seu aluno detento, quanto ao seu futuro educacional e a vida pós prisão. Teoricamente, está fundamentado em pesquisas já publicadas na internet, em livros e revistas. Autores como: Constituição Federal (1988), Assis (2007), Tavares & Menandro (2004), Lei de Execuções Penais (1976), Moreira (2007) e outros, embasaram a fundamentação do trabalho. Com método qualitativo, realizou-se uma entrevista individual estruturada com duas professoras da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) atuantes dentro do sistema prisional de Salgueiro-PE. Após análise dos dados, através do olhar do professor, evidenciou-se principalmente que a maioria dos alunos vivem sem nenhuma expectativa relacionada aos estudos, considerando não adiantar mais estudar e que a oportunidade para se conquistar um futuro através da educação, já passou. Para os professores, as aulas acontecem em meio às desconfianças do ambiente e prejudicadas pela falta de recursos tecnológicos, os quais não podem ser usados dentro da prisão. Conclui-se que, mesmo com tantos desafios enfrentados por professores e detentos, é relevante levar a educação para um ambiente onde a maioria dos sonhos deixaram de ser almejados, mas ainda existem os que pretendem continuar os estudos e ser ressocializado.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference15 articles.
1. ASSIS, R. D. (2007). A realidade atual do sistema penitenciário Brasileiro Recuperado: 26 jun. 2010. .
2. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
3. BRASIL. Decreto nº 7.626, de 24 de novembro de 2011. Brasília: Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7626.htm. Acesso em: 10 de outubro de 2022.
4. BRASIL. Lei de Execução Penal - lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Brasília: Ministério da Justiça, 1984.
5. DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos/ Fundação Nacional de Material Escolar, Rio de Janeiro, 1978.