Abstract
O envelhecimento é um processo fisiológico normal na vida de um indivíduo, na qual altera a capacidade funcional, emocional e física, sendo a atenção primária à saúde (APS) o principal viés de atendimento especializado para estes indivíduos. Nesse sentido, o conhecimento sobre o perfil dos pacientes que buscam esses locais é considerado uma ferramenta estratégia de melhoria para ações de saúde pública. Este estudo teve como objetivo definir o perfil dos usuários geriátricos atendidos em uma Unidade de Saúde Básica (UBS) localizada no município de Imaculada, Paraíba, Brasil, entre os meses de março e agosto de 2022. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa realizada durante a prática curricular de Estágio Supervisionado de Residência. Durante os meses avaliados, 383 idosos, sendo 250 mulheres e 133 homens foram consultados, sendo a maior procura pela unidade de mulheres com 60-64 anos e homens com 80 anos ou mais. A maior busca por atendimento médico estava relacionada a queixas de hipertensão com complicações (78 indivíduos) e diabetes não-insulino dependentes (49 pacientes). Quando a principal reclamação por parte dos indivíduos, está a demora no processo de marcação de exames e as consultas com médicos especializados. No mais, o estudo corroborou para o melhor conhecimento dos usuários, inferindo as principais causas que influenciam a procura por atendimento. Dessa forma, a vivência na UBS contribuiu para entender as principais doenças que afetam a população local e os desafios enfrentados pela equipe multidisciplinar da unidade.
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference15 articles.
1. CADORE, J. P.; DUTRA, R. S. Acolhimento com classificação de risco ao idoso em unidade de pronto atendimento: avaliação de quarta geração. Repositório digital Unicesumar, 2021.
2. DIETRICH, A.; COLET, C. F.; WINKELMANN, E. R. Perfil de saúde dos usuários da rede de atenção básica baseado no cadastro individual e-Sus. Rev Fund Care Online, v. 11, n. 5, p. 1266-1271, 2019.
3. FERREIRA, B. R.; SILVA, F. P.; ROCHA, F. C. V.; OLIVEIRA, A. D. D. S.; AMORIM, F. C. M. Acolhimento ao idoso na atenção básica: Visão do usuário. Rev Fund Care Online, v. 10, n. 3, p. 669-74, 2018.
4. JESUS, N. S.; NOGUEIRA, A. R.; PACHU, C. O.; LUIZ, R. R.; OLIVEIRA, G. M. M. Adesão ao Tratamento e Controle da Pressão Arterial após Participação no ReH OT. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v.107, n. 5, 2016.
5. MARQUES, M. B.; COUTINHO, J. F. V.; MARTINS, M. C.; LOPES, M. V. D. O.; MAIA, J. C.; SILVA, M. J. D. Intervenção educativa para a promoção do autocuidado de idosos com diabetes mellitus. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, 2019.