Abstract
O tema surgiu da problemática encontrada ao atuar na Clínica Psicoterápica. O referencial teórico aborda os aspectos da Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica, bem como a Psicossomática, sua perspectiva histórica e leitura na clínica Fenomenológica. O objetivo principal é investigar as contribuições sobre a prática da abordagem Fenomenológica Existencial Humanista em casos de pacientes Psicossomáticos. Como objetivos específicos, visa compreender como os aspectos existenciais e a compreensão da essência do ser afetam os processos psicossomáticos. Analisar como realizar a intervenção psicoterápica fenomenológica em casos de pacientes psicossomáticos. Os resultados são apresentados em forma de fluxograma e tabela, bem como a discussão do conteúdo encontrado nos artigos. Considera-se relevante o aprimoramento dos estudos sobre a relação entre a Psicologia e a Fenomenologia, bem como a forma de utiliza-los como método de intervenção em Psicoterapia. Sugere-se o aprofundamento do tema.
Reference29 articles.
1. ANGERAMI, V. Atualidades em Psicoterapia Fenomenológico-existencial. Belo Horizonte: Artesã Editora, 2020.
2. ANTÚNEZ, A. E., COLOMBO, E. R., SANTOANTONIO, J., ACHARÁN, J. T. e ACÚRIO, J. M. Fenomenologia da vida em pesquisas clínicas. Goiânia: Revista da Abordagem Gestáltica, 2018.
3. ARISTÓTELES. Metafísica vols. I, II, III, 2ª edição. São Paulo: Loyola, 2002.
4. BINSWANGER, L. Sobre a Psicoterapia. São Paulo: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 2019.
5. BRITO, L. T., AZEVEDO, A. S. e OLIVEIRA, L. C. Considerações fenomenológico hermenêuticas acerca da somatização na adolescência: um estudo de caso. Goiânia: Revista da Abordagem Gestáltica, 2015.