Abstract
O letramento informacional é um processo importante para conscientizar sujeitos nas etapas de seleção, acesso e consumo da informação. Ademais, o letramento midiático está ligado ao anterior, pois diz respeito a habilidade de selecionar e apropriar do tipo de informação encontrada no meio virtual, principalmente, as informações compartilhadas nas mídias sociais. Nesse contexto, se letrados informacional e midiaticamente, os sujeitos estão aptos a desenvolver a competência informacional, conhecimento que propõe autonomia para o usuário no que tange a sua capacidade de pesquisar e adquirir somente as informações que lhe são pertinentes. O bibliotecário torna-se papel importante nesses processos, devido a sua capacidade de mediação da informação. O objetivo geral da pesquisa é discutir sobre letramento informacional, midiático e competência informacional e qual a colaboração do bibliotecário nesses processos. Este ensaio teórico, classifica-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica, qualitativa e teórica-analítica, pois procura debater diferentes definições e visões de autores que contribuem para os temas levantados por meio da revisão não sistêmica da literatura. Conclui-se que os processos de letramento informacional, midiático e competência informacional são fenômenos importantes para a criação de uma sociedade autônoma informacionalmente e consciente do seu impacto no campo virtual, instruindo-a a utilizar de forma mais autônoma as mídias sociais. Assim, também, o bibliotecário é figura fundamental nesse contexto, visto que a mediação é uma das funções primordiais do profissional e habilidade necessária para o ensino dos letramentos.
Reference24 articles.
1. ALMEIDA, R. O. Mediação e letramento informacional: algumas considerações. Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 4, n. 2, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/80829. Acesso em: 10 fev. 2021.
2. AZEVEDO, K. R.; OGÉCIME, M. O papel do bibliotecário como mediador da informação na busca pelo letramento informacional. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 18, n. 2020, 2000. DOI: 10.20396/rdbci.v18i0.8654473 Acesso em: 23 jan. 2021.
3. CAMPELLO, B. D. S. A escolarização da competência informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n. 2, 2006. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/18. Acesso em: 29 jan. 2021.
4. CAMPELLO, B. D. S. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de Bibliotecários em escolas de ensino básico. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 209. 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7UUPJY. Acesso em: 10 fev. 2021.
5. CAMPELLO, B. D. S. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986. Acesso em: 8 fev. 2021.