Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as tendências curriculares para a EA no Ensino Superior, a partir de análises das publicações veiculadas na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental-REMEA. Identificamos que os entraves ao desenvolvimento da EA se referem, principalmente, ao engessamento dos currículos, à incipiência e superficialidade da EA nos documentos e à desconexão das realidades socioambientais nas quais as instituições se encontram inseridas. Quanto aos modelos curriculares, os debates têm apontado com maior ênfase à transversalidade, devido às características ampla, polissêmica e híbrida que circunscrevem a EA, tornando-a incompatível com o aprisionamento de saberes em uma estrutura disciplinar. Portanto, as perspectivas futuras convergem à adoção de uma EA transversal oferecendo maiores possibilidades para o desenvolvimento do campo de modo colaborativo e interdisciplinar, à medida que convoca os educadores ao cumprimento das responsabilidades social e ambiental, a partir dos diferentes saberes que desenvolvem com os educandos.
Reference33 articles.
1. AMORIM, Celeste Dias; CESTARI, Luiz Artur dos Santos; SILVA JÚNIOR, Milton Ferreira. Educação Ambiental e interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 3, p. 186-206, 2017.
2. ANTUNES, Jeferson; NASCIMENTO, Verônica Salgueiro; QUEIROZ, Zuleide Fernandes. Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 35, n. 1, p. 260-278, 2018.
3. ARRUDA, Marina Patrício; ANDRADE, Izabel Cristina Feijó; LIMA, Lucia Ceccato. Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n.3, p. 55-71, 2016.
4. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70. 2016.
5. BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira; PRIETO, Élisson Cesar. Educação ambiental: disciplina versus tema transversal. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 24, p. 174-185, 2010.