Abstract
Diante do aumento dos impactos ambientais, as unidades de conservação (UC) exercem um papel importante na proteção de áreas nativas e na promoção da educação ambiental. No entanto, as UC não costumam ter boa estrutura para o desenvolvimento da educação ambiental. O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial do uso da ferramenta Qr Code em atividades de educação ambiental no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Buraquinho, João Pessoa/PB. A atividade consistiu em um percurso, onde os participantes foram divididos em dois grupos, um acompanhado por um guia e outro seguindo um mapa e obtendo informações via Qr Code. A partir da aplicação de de questionários foi observada boa assimilação dos assuntos abordados em ambos os grupos. Os entrevistados consideraram o uso do Qr Code acessível e cativante. Por fim, diante das limitações existentes na visitação do JBBM, a utilização dessa tecnologia apresenta potencial de ampliar as formas de educação ambiental e melhorar a interação das pessoas com o espaço.
Reference47 articles.
1. AGUILA, Almond; BREEN, Daylin. Unlocking Perspective with Quick Response Codes. The Hunt for Media Literacy in the city. Proceedings of the Media Ecology Association, v. 12, p. 1-10, 2011.
2. ANTIQUEIRA, Lia Maris Ritter; PINHEIRO, Rubia de Freitas; SZMOSKI, Romeu Miqueias. Contribuição Das Tecnologias De Informação E Comunicação Em Espaços Não Formais De Ensino: Estudo De Caso Na Floresta Nacional De Piraí Do Sul, PR. Boletim Goiano de Geografia, v. 40, n. 01, p. 1-21, 2020.
3. ARCURY, Thomas A. Environmental attitude and environmental knowledge. Human organization, v. 49, n. 4, p. 300-304, 1990.
4. ATLAS GEOGRÁFICO DO ESTADO DA PARAÍBA. IDEME (Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba), 2008.
5. BASSO, Jussara Maria; CORREA, Rodrigo Studart. Arborização urbana e qualificação da paisagem. Paisagem e Ambiente: Ensaios, n. 34, p. 129-148, 2014.