Abstract
Acervos e Repositórios digitais (RDs) são bases de dados online que armazenam de forma organizada dada produção científica de uma determinada instituição ou área temática e podem ser constituídos por fontes de diversos formatos. A partir dessa definição intercambiável entre os conceitos, apresenta-se e analisa-se o Acervo e Repositório Digital – ARA (2023) que tem como meta principal divulgar fontes e pesquisas sobre História da Educação com a colaboração de pesquisadoras e pesquisadores do Centro-Oeste, Norte e América Latina. Como resultado, aponta-se que esse acervo e repositório insere-se em uma modelagem do conhecimento, com políticas definidas para funcionamento do acervo digital, acesso e disponibilização de conteúdo. As concepções para implementação, portanto, decorrem de funcionalidades, usabilidade de tecnologias de acesso aberto e manutenibilidade. Como resultado, o ARA (2023) adota um código aberto flexível e personalizado, utilizando a ferramenta Strapi (2023), como gerenciadora de conteúdo, por meio do uso da linguagem de programação JavaScript. Além disso, o acervo e repositório conta com documentação de uso e desenvolvimento, framework para construção de páginas destinadas a visitantes. O sistema para gerenciamento de conteúdo permite determinados níveis de acesso para armazenar e disponibilizar dados. Destaca-se ainda a retroalimentação de fontes de pesquisa disponibilizadas por integrantes conectados ao acervo e repositório. Conclui-se que informações e dados são identificados, modelados, geridos e divulgados, o que possibilita que novos conhecimentos possam ser agregados, suscitando um movimento cíclico de aperfeiçoamento da execução e realimentação contínua do ambiente digital ARA (2023).
Reference24 articles.
1. ANDRADE, Oswald de. Primeiro caderno do alumno de poesia. In: Obras completas - 7: poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974, p.171.
2. ARA. Acervo e Repositório de História da Educação. UFMT, ARA, 2023. Disponível em: https://ara.ufmt.ifmt.edu.br. Acesso em: 13 nov. 2023.
3. BICA, Alessandro Carvalho Bica; RODRIGUES, Tobias de Medeiros; GERVASIO, Simôni Costa Monteiro. Tatu Magazine: os modos de ser e fazer do Repositório Digital Tatu. Revista História da Educação, v. 23, e88290, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/88290. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/88290/pdf. Acesso em: 9 nov. 2023.
4. BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício de historiador. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
5. CMVIE. Centro Memória Viva do Instituto de Educação. CMVIE, UFMT, 2023. Disponível em: https://cmvie.ufmt.br. Acesso em: 23 set. 2023.