Affiliation:
1. Universidade Óscar Ribas
Abstract
A interdisciplinaridade pode ser entendida como alternativa a implementar-se no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas universidades. A mesma se caracteriza pela intensa troca entre especialistas e pela real interação das disciplinas dentro de um mesmo projeto, através de relações de interdependência e de conexões recíprocas, que permitirão a pluralidade de disciplinas. Daí que é preciso romper com os velhos paradigmas e criar um novo, para um verdadeiro comprometimento com o trabalho, onde é necessária uma postura de mudança do professor. Desta forma constitui objetivo deste artigo refletir sobre a interdisciplinaridade a partir dos diferentes conceitos e pontos de vista de autores. Adotou-se um enquadramento em correspondência com a metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica, criando as bases para uma investigação mais abrangente. O levantamento bibliográfico foi feito a partir da análise de fontes secundarias como: livros, textos em diferentes sites e artigos de autores como Weber e Behrens (2010), Fazenda (2011), Valderez e Maurivan (2017) entre outros. Os resultados obtidos demonstram a diversidade de critérios sobre a interdisciplinaridade e sustentam a ideia de que, como alternativa, incentiva o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, o tratamento transversal dos conteúdos, favorece o trabalho colaborativo e envolve o trabalho conjunto de professores com diferentes formações.
Publisher
SAPIENTIAE, Universidade Oscar Ribas
Reference35 articles.
1. Álvarez de Zayas, Carlos (1998). Hacia una Escuela de Excelencia: la concepción didáctica de la Educación Superior Cubana. Ed. Academia. Cuba.
2. Amorim, Dalmo de Sousa e Gattás, Maria Lúcia (2007). Modelo de prática interdisciplinar em área na saúde. Revista Medicina Ribeirão Preto 40 (1): Brasil (Pp 82-84).
3. Ander-Egg, Ezequiel (2006). El Léxico del animador. Grupo Editorial Lumen Hvmanitas. Argentina
4. Bochniak, Regina (1992). Questionar o conhecimento: interdisciplinaridade na escola. 2 Edição. Editora Loyola. Brasil.
5. Blanco Juan Antonio (1998). Tercer Milenio. Una visión alternativa de la posmodernidad. Editorial Félix Varela. Cuba.