Abstract
Estudo histórico-social que descreve o trabalho de recrutamento, treinamento e supervisão das parteiras e curiosas desenvolvido pela Fundação Serviço de Saúde Pública (FSESP) em Alagoasno recorte temporal de 1960 a 1990 e analisa o saber e o fazerdestas parteiras e curiosas. Foram utilizadas fontes documentaise orais, estas produzidas em entrevistas realizadas com recursoda história oral temática, concedidas por duas visitadorassanitárias, seis parteiras, três curiosas, um médico e umaenfermeira. Os resultados evidenciaram que as parteiras ecuriosas eram recrutadas por visitadoras sanitárias para seremtreinadas. Quando estavam aptas para partejar, recebiam umabolsa com materiais e eram supervisionadas pelas visitadorasou enfermeiras a fim de realizar a limpeza da bolsa e renovar as instruções. A atuação das parteiras/curiosas fora analisadacom base no referencial teórico de Marie Françoise Collière, revelando que as mesmas prestavam cuidados a partir de saberes e fazeres adquiridos pela experiência buscando assegurar a continuidade da vida. Concluiu-se que a FSESP foi um importante serviço de saúde em Alagoas tendo em vista suas atividades de educação em saúde, reciclagem, atenção e cuidado às parturientes e recém-nascidos, além de revelarpráticas que foram sendo aperfeiçoadas ao longo dos anos.
Publisher
Universidad Pedagogica y Tecnologica de Colombia
Reference43 articles.
1. Referências
2. Fontes Primárias
3. Bastos, Nilo Chaves de Brito. SESP/FSESP: 1942– evolução histórica – 1991. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 1996.
4. Braga, Maria Salete Correia. Entrevista por Larissa Melo Coêlho Barros. 25 de junho de 2016.
5. Camurça, João Luiz Alves. Entrevista por Silvia Alves dos Santos e Larissa Melo Coêlho Barros. 25 de outubro de 2016.