Abstract
A Inteligência Artificial – IA pode ser definida como o estudo de agentes computacionais inteligentes que recebem percepções do ambiente e executam ações, bem como tomam decisões autônomas. Na contemporaneidade, esse mecanismo é aplicado em diversos segmentos, desde o agronegócio até os serviços relacionados à saúde. Ademais, em consonância às recentes pesquisas, a utilização da IA, em nível mundial, cresce consideravelmente. Posto isto, este estudo se configura em natureza exploratória, com auxílio de pesquisa documental, a partir do acesso à base de dados de patentes inglesa Questel Orbit Intelligence. Nesse contexto, por meio da metodologia PRISMA, identificaram-se 87.959 patentes depositadas sobre o tema, em âmbito mundial, entre os anos 2003 e 2022. Ademais, há um crescimento acentuado de depósitos de patentes de IA a partir de 2015. Notou-se, também, a China como propulsora internacional no desenvolvimento dessa tecnologia, principal nação depositante. Diante disso, constatou-se que a publicação de patentes de IA acompanha o progresso exponencial de tal tecnologia, levando em consideração os aspectos de proteção de propriedade intelectual e de segurança jurídica, o que possibilita vantagens competitivas frente aos concorrentes, obtidas por intermédio do direito à concessão de patentes.
Publisher
Logeion Filosofia da Informacao
Reference47 articles.
1. ABPI, Associação Brasileira da Propriedade Intelectual. Propriedade Intelectual e desenvolvimento no Brasil. BUAINAIN, Antônio Márcio, SOUZA, Roney Fraga (Org.). Rio de Janeiro: Ideia D.; ABPI, 2019.
2. ARAÚJO, Wecio Pinheiro. Marx e a indústria 4.0: trabalho, tecnologia e valor na era digital. R. Katál., Florianópolis, v.25, n. 1, p. 22-32, jan./abr, 2021. DOI: 10.1590/1982-0259.2022.e82591.
3. ARBIX, Glauco. Algoritmos não são inteligentes nem têm ética, nós temos: a transparência no centro da construção de uma IA ética. In: COZMAN, Fabio G.; PLONSKI, Guilherme Ary; NERI, Hugo (Org.). Inteligência artificial: avanços e tendências. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, 2021.
4. BOCCHINO, Leslie de Oliveira; et al. Propriedade Intelectual: conceitos e procedimentos. Brasília: Advocacia-Geral da União - AGU, 2010. 316 p.
5. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2023.