Abstract
Compartilha resultados de pesquisa exploratória para aplicação do modelo de regime de informação ao conjunto das 14 edições dos Anais do Colóquio Habermas, evento de comunicação científica na área de Ciência da Informação. Trata-se de pesquisa descritiva e documental, apoiada no método indiciário (Ginzburg) e na técnica do brauseio (Araújo), realizada nos arquivos dos Anais dos Colóquios no período de 2009 a 2022. Adota a abordagem do regime de informação na perspectiva de González de Gómez, apresentando seus elementos — atores sociais, ações, dispositivos e artefatos de informação — no contexto da forma de vida da comunidade científica. Descreve as interações entre os elementos do regime de informação do Colóquio Habermas desde a criação, por atores sociais, de um valor de informação (estrato semântico-pragmático) à conformação das regras em dispositivos (estrato meta-informacional) e o compartilhamento dos resultados mediante artefatos digitais (infraestruturas de informação). Foram identificados quatro grupos de atores sociais no conjunto de participantes dos Colóquios Habermas: (a) os que participam desde o início; (b) os que começaram a participar em meados da série histórica; (c) os que começaram a participar recentemente, mantendo regularidade na participação; e (d) os que participaram apenas uma vez. Em uma análise preliminar, entende-se que através da realização dos Colóquios e da publicação dos Anais os resultados da pesquisa científica foram compartilhados e discutidos por uma comunidade qualificada, propiciando a criação de novos conhecimentos na Ciência da Informação.
Publisher
Logeion Filosofia da Informacao
Reference21 articles.
1. ARAÚJO, V. M. R. H. de. Sistemas de recuperação da informação: nova abordagem teórico conceitual. 1994. Tese (Dout. em Com.) – Faculdade de Comunicação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, UFRJ. Rio de Janeiro, 1994.
2. ARBOIT, A. E.; BUFREM, L. S. Produção de trabalhos científicos em eventos nacionais da área de ciência da informação Transinformação, Campinas, v.23, n.3, p.207-217, set./dez., 2011
3. BOURDIEU, P. O Campo Científico. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu – Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Editora Ática, 1983.
4. COLÓQUIO HABERMAS. Espaço de discussão do pensamento de Jürgen Habermas. Disponível em: https://coloquiohabermas.wordpress.com/.
5. FREIRE, I. M. A perspectiva do valor de informação: aplicação teórica no laboratório de tecnologias intelectuais. Revista Conhecimento em Ação, v. 5, n. 2, p. 182-203, 2020. DOI: 10.47681/rca.v5i2.39368.