Abstract
Objetivo: Este estudo buscou analisar a dinâmica das capacidades organizacionais de empresas produtoras e exportadoras de frutas frescas do Vale do Rio São Francisco.
Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso qualitativo, tendo como unidades de análise empresas produtoras e exportadoras e o clusterde fruticultura. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a atores empresariais, institucionais e da indústria de apoio, perfazendo 1182 minutos de gravação.
Originalidade/Relevância: Esta pesquisa revela achados singulares a respeito de exportadoras do agronegócio brasileiro quefaz parte do setor expoentequando se trata de divisas internacionais.
Principais conclusões: Os resultados reforçam a relação estreita entre o desenvolvimento dos recursos empresariais e os recursos do cluster, ao tempo que destacam homogeneidades e heterogeneidades entre as capacidades organizacionais das empresas.
Contribuições teóricas/metodológicas: Os achados científicos desta investigação pretendem servir de base para o aprofundamento de pesquisas futuras no âmbito da área da administração estratégica e negócios internacionais. No curto prazo, os resultados colaboram para subsidiar a tomada de decisão nas empresas exportadoras do agronegócio.
Publisher
Revista Inteligencia Competitiva