Abstract
Introdução: O internamento prolongado e a falta de atividade durante a hospitalização estão associados a um declínio funcional, maiores complicações e a um aumento dos custos em saúde. Os programas de marcha são estratégias promotoras de níveis de mobilidade que permitem inverter estes resultados. Com este estudo pretende-se mapear a literatura sobre o impacto de programas de marcha no tempo de internamento hospitalar.
Método: Revisão do tipo scoping baseada no modelo do Instituto Joanna Briggs. A formulação da questão de investigação baseou-se no acrónimo PCC – população: pessoas internadas; conceito: programas de marcha, com impacto no tempo de internamento; contexto: hospital. A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed, Scielo e PsyInfo, limitando-se a artigos redigidos em português e inglês, no intervalo temporal 2017 a 2022.
Resultados: Dos 53 estudos identificados, 24 incluíram-se na revisão. Foram encontrados programas de marcha em diferentes contextos de internamento hospitalar, inseridos em protocolos de intervenção multimodal, em programas de exercícios globais que incluem a marcha e em programas exclusivos de marcha. Verificou-se que programas de marcha têm impacto em indicadores clínicos e não clínicos, refletindo-se no tempo de internamento. Um terço dos artigos analisados concluem que os programas de marcha reduzem a estadia hospitalar entre 1 a 3 dias.
Conclusão: Os programas de marcha são estratégias pouco dispendiosas, exequíveis em ambiente hospitalar, que melhoram níveis de mobilidade, funcionalidade e podem estar associados a menor tempo de internamento.
Publisher
Associacao Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitacao
Reference57 articles.
1. Deloitte. Saúde em análise – Uma visão para o futuro. 2011.
2. Morais Nunes A, Matos A. Internamentos hospitalares no SNS - tendências recentes. Revista Ciências em Saúde. 2018;23:12-7.
3. OECD. Length of hospital stay (indicator) 2022 [Available from: https://data.oecd.org/healthcare/length-of-hospital-stay.htm.
4. Rodrigues C, Mendonça D, Martins MM. Functional trajectories of older acute medical inpatients. Enfermería Clínica (English Edition). 2020;30:260-8.
5. Wall BT, Dirks ML, van Loon LJ. Skeletal muscle atrophy during short-term disuse: implications for age-related sarcopenia. Ageing Res Rev. 2013;12(4):898-906.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献