Novos desafios para velhos problemas: o enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação na promoção da acessibilidade

Author:

Ferreira da Silva Carina1,Barros de Oliveira Fábio Daniel2,Ribeiro Marlene Patrícia2,Pereira Prazeres Virgínia Maria3,Pimenta Lopes Ribeiro Olga Maria4ORCID

Affiliation:

1. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho; Escola Superior de Saúde de Santa Maria

2. Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa; Escola Superior de Saúde de Santa Maria

3. Centro Hospitalar Universitário do Porto; Escola Superior de Saúde de Santa Maria

4. Escola Superior de Enfermagem do Porto; CINTESIS

Abstract

Enquadramento: A acessibilidade constitui um elemento crucial na qualidade de vida das pessoas com mobilidade condicionada, sendo imprescindível para o exercício dos seus direitos. A sua efetividade envolve uma equipa multidisciplinar, que deverá incluir o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, dado que a este compete capacitar a pessoa com mobilidade condicionada para a reinserção e exercício da cidadania. Objetivos: Refletir sobre os direitos das pessoas com mobilidade condicionada; compreender a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na promoção da acessibilidade e na inclusão social. Principais tópicos em análise: Legislação e planos de promoção da acessibilidade e da inclusão social; e a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação no âmbito destas problemáticas. Conclusão: As condições de acessibilidade constituem um dos fatores discriminatórios para as pessoas com mobilidade condicionada. Assim, compete ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação paralelamente com as entidades competentes, encarar esta problemática como uma urgente oportunidade para a mudança. Palavras-chave: Acessibilidade Arquitetônica; Enfermagem em Reabilitação; Limitação da Mobilidade; Pessoas com Deficiência.

Publisher

Associacao Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitacao

Reference28 articles.

1. Decreto-Lei n.º 163/06 de 8 de Agosto. Diário da República n.º 152/16, I Série. Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Lisboa, Portugal. 2016.

2. Organização Mundial da Saúde. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Lisboa: Direção Geral da Saúde. 2004.

3. Pereira R, Gomes M, Schoeller S, Aguilera J, Ribeiro I, Cunha P (2018). As autarquias e a promoção da acessibilidade arquitetónica. Rev Enf Ref. 2018; IV(18) :29-38. Disponível em https://doi.org/10.12707/RIV18022.

4. Organização Mundial da Saúde. Relatório mundial sobre a deficiência. São Paulo. 2011. Disponível em http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/RELATORIO_MUNDIAL_COMPLETO.pdf.

5. Nações Unidas. Department of Economic and Social Affairs, Population Division. World Population Prospects. 2017. Disponível em https://esa.un.org/unpd/wpp/publications/files/wpp2017_keyfindings.pdf.

Cited by 5 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3