Abstract
Introdução: A gonartrose caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular e manifesta-se por dor incapacitante, rigidez articular e atrofia muscular. A artroplastia total do joelho é uma opção terapêutica, que tem a finalidade de aliviar quadro álgico, melhorar a amplitude articular e a funcionalidade. Requer, contudo, um plano de reabilitação que inclua um conjunto de intervenções terapêuticas de modo a proporcionar o fortalecimento muscular e o aumento da amplitude articular do joelho, que garantam a independência nas atividades de vida e a melhoria da funcionalidade da pessoa.
Objetivo: Identificar o impacto do plano de reabilitação ao nível da força muscular e da amplitude articular, numa pessoa submetida a artroplastia total do joelho.
Metodologia: Estudo de caso que respeita as guidelines CAse REport, em que se apresenta o caso de uma pessoa submetida a artroplastia total do joelho. Foram utilizados como instrumentos de avaliação, a escala de força muscular modificada da Medical Research Council, goniometria, Índice de Barthel e Timed up and go test.
Resultados: Verificou-se ganhos no aumento da flexão do joelho de 55º para 85º, na força muscular dos segmentos articulares coxofemoral e joelho esquerdo e na independência funcional da pessoa, obtendo um score total de 95 no Índice de Barthel e um tempo de 38 segundos no Timed up and go test.
Conclusão: O plano de reabilitação implementado contribuiu beneficamente na recuperação da pessoa submetida a artroplastia total do joelho, melhorando a sua funcionalidade.
Publisher
Associacao Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitacao
Reference31 articles.
1. Pinto A. Funcionalidade e qualidade de vida em pacientes com osteoartrose submetidos a artroplastia total do joelho [Tese de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação]. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança; 2017.
2. OrthoInfo [sede Site]. Rosemont: AAOS; 2015. Total Knee Replacement. Disponível em https://orthoinfo.aaos.org/pt/treatment/artroplastia-total-de-joelho-total-knee-replacement/.
3. Júnior M, Fancello E, Roesler C, More A. Simulação numérica tridimensional da mecânica do joelho humano. Acta Ortop Bras. 2009; 17(2):18-23.
4. Seeley R, Stephens T, Tate P. Anatomia e Fisiologia. 10ªed. Lisboa: Lusodidacta; 2010.
5. Fracasso B, Kaipper M. Avaliação da funcionalidade em indivíduos submetidos à artroplastia total do joelho. Cippus. Novembro 2012; 1(2):170-184.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献