ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E FISIOLÓGICA DE LEVEDURAS COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE CERVEJA

Author:

Pelegrini Roviero JulianaORCID,Da Silva Barreto LeandraORCID,Millena de Freita CristhyaneORCID

Abstract

Os componentes principais na produção de cerveja são água, malte, levedura e lúpulo, que, conforme a combinação de variedades ou técnicas de processamento, podem resultar em uma grande diversidade de sabores, tonalidades e fragrâncias. A levedura utilizada na produção de cerveja é a Sacharomyces cerevisae, no entanto, esta representa um dos maiores custos no processo. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo coletar amostras do ambiente de fermentação da produção de cachaça, sabendo-se que há microrganismos não identificados, isolá-los e realizar testes de assimilação de açúcares, buscando-se cepas que podem apresentar potencial para a fermentação na produção de cerveja. Para o estudo foi coletada uma amostra do levedo do alambique Del Rey no município de Frutal - MG, e para efeito de comparação, utilizou-se também a levedura de cerveja comercial Safale-0505. Foi utilizado o meio de cultura Plate Count Ágar (PCA) para o isolamento e contagem dos microrganismos, e posteriormente feito o teste de assimilação de glicose e maltose, em temperatura de 20 ºC. Identificou-se o crescimento de três tipos diferentes de colônias de microrganismos nas amostras estudadas, caracterizadas como MCA1, MCA2 e MCA3 (isoladas a partir do levedo de alambique), e MCE1, MCE2 e MCE3 (isoladas a partir da amostra de levedura comercial cervejeira), que apresentaram características morfológicas diferentes. Com relação ao teste de assimilação de açúcares, a colônia MCE3 da cerveja apresentou resultado positivo na assimilação de maltose, da mesma maneira as colônias MCA2 e MCA3, apresentaram resultados significativos para o teste de assimilação de glicose e maltose, indicando que estas apresentam potencial para o uso na fermentação para produção de cerveja.

Publisher

Revista Ciencia & Tecnologia

Reference21 articles.

1. BRASIL. Instrução Normativa Nº 13, de 29 de junho de 2005. Regulamento Técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade para aguardente de cana e para cachaça. Brasília: Diário Oficial da União. Seção 1: 3-5, 2005.

2. CARVALHO, G.B.M.; ROSSI, A.A.; ALMEIDA E SILVA, J.B. (2007). Elementos biotecnológicos fundamentais no processo cervejeiro: 2ª parte – A fermentação. Revista Analytica, n. 26, p. 46-54.

3. DA SILVA, R. F. C., PINHEIRO, E. M., SERRA, M. C., RODRIGUES, A. D. L. P., & VIEIRA, A. C. S. A produção de cerveja no Brasil. Revista Citino, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2011.

4. DERDE, L. J.; GOMAND, S. V.; DOURTIN, C. M.; DELCOUR, J. A. Hydrolysis of b-limit dextrins by α-amylases from porcine pancreas, Bacillus subtilis, Pseudomonas saccharophila and Bacillus stearothermophilus. Food Hydrocolloids. v. 26, n. 1, p. 232-239, 2012.

5. FIGUEIREDO, D. R. Isolamento e seleção de leveduras fermentadoras da cana-de-açúcar para produção de cachaça na região do brejo paraibano. 53f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - PPGCA) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3