Author:
Quintela Ana,Fernandes Célia,Gaspar João,Fabres Sérgio
Abstract
Cerca de 36% do território continental português é florestal, com mais de 800 mil hectares ocupados com eucalipto, maioritariamente Eucalyptus globulus, embora se reconheça que grande parte careça de gestão. O aumento desejável da área com gestão ativa e da melhoria da produtividade dos povoamentos requer conhecimento científico de suporte às operações florestais que maximizem o potencial do terreno e assegurem a sustentabilidade dos serviços ecossistémicos.
A plataforma e-globulus (www.e-globulus.pt) está disponível desde agosto de 2019 e é uma ferramenta inovadora na disseminação do conhecimento em silvicultura e eucalipto em Portugal. Disponibiliza automaticamente indicações técnicas silvícolas de acordo com as características do povoamento e a sua localização (base em Sistemas de Informação Geográfica). A plataforma é de acesso gratuito e serve produtores florestais, organizações de produtores florestais, grupos de certificação e outras entidades do setor florestal, academia e público em geral. A floresta nacional de eucalipto é responsável por fornecer matéria-prima a um setor competitivo e de elevado valor acrescentado pelo que a redução da área não gerida potenciará ganhos económicos, sociais e ambientais e uma redução do défice estrutural na oferta de madeira de eucalipto em Portugal. A plataforma tem potencial colaborativo pois facilita a interação entre os diferentes agentes do setor florestal.
Reference8 articles.
1. Resource communication. sIMfLOR – platform for portuguese forest simulators
2. ICNF, 2019. IFN6 - Principais Resultados - Relatório Sumário. Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Lisboa. 37pp.
3. ICNF, 2021. Portugal - Perfil Florestal. Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Lisboa. 4 pp.
4. Resource communication: ApkFor©, an Android Open-Source Project for research and technology transfer in forest management