Affiliation:
1. Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil
Abstract
A inserção da Educação Ambiental na grade curricular das instituições tem o intuito de formar indivíduos conscientes com relação ao meio ambiente do qual fazem parte, bem como aptos a resolver as questões ambientais atuais e futuras. Professores e educadores têm cada vez mais utilizado metodologias alternativas no processo de ensino-aprendizagem, ampliando o acesso aos conteúdos e despertando o interesse dos alunos. Diante dessa realidade, este trabalho teve como objetivo a idealização e a modelagem de um jogo, em realidade virtual, para o ensino e aprendizagem da temática da sustentabilidade, especialmente para a instrução acerca do descarte correto de resíduos sólidos. A metodologia deste trabalho baseou-se na idealização e desenvolvimento de jogos educacionais produzidos por meio de recursos tecnológicos da realidade virtual. A abordagem metodológica utilizada foi fundamentalmente qualitativa e, para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas etapas que contemplaram: pesquisa bibliográfica a respeito de educação ambiental, jogos educacionais, realidade virtual, ferramentas de modelagem e implementação; definição e estruturação do processo a ser tratado pelo jogo; desenvolvimento da lógica do jogo; e, por fim, modelagem conceitual do jogo. Até o momento foi obtida a primeira versão deste objeto de aprendizagem, que poderá ser utilizado por discentes, docentes, prestadores de serviço e quaisquer pessoas que se interessem pela temática sustentabilidade e resíduos sólidos. Dessa forma, o jogo proposto pode auxiliar o desenvolvimento de visão crítica na comunidade acadêmica e externa acerca de suas ações diante desse assunto, desenvolvendo seu raciocínio sustentável.
Publisher
Zeppelini Editorial e Comunicacao
Reference21 articles.
1. ABREU, V.H.; OLIVEIRA, M.; BATTESTIN, V. Ambientes Imersivos na Educação: Uma Aula de Ciências explorando os Planetas em Realidade Virtual. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS | ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, São Carlos, ago. 2020. Anais [...]. 2000.
2. BAILENSON, J.N.; YEE, N.; BLASCOVICH, J.; BEALL, A.C.; LUNDBLAD, N.; JIN, M. The use of immersive virtual reality in the learning sciences: digital transformations of teachers, students, and social context. Journal of The Learning Sciences, v. 17, n. 1, p. 102-141, 2008. https://doi.org/10.1080/10508400701793141
3. BRAGA, M. Realidade virtual e educação. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2001.
4. BRASIL. Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Brasil, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 13 nov. 2022.
5. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: Ministério da Educação, 2018.