Avaliação do processo de compostagem de lodo proveniente de estação de tratamento de esgoto: legislação, parâmetros biológicos, comportamento dos nutrientes, e condições físico-químicas

Author:

Caminada Suzete Maria Lenzi1ORCID,Bocchiglieri Miriam Moreira1ORCID,Paganini Wanderley da Silva1ORCID,Velini Edivaldo Domingues2ORCID

Affiliation:

1. Universidade de São Paulo, Brasil

2. Universidade Estadual Paulista, Brasil

Abstract

A necessidade de recuperação de solos erodidos e empobrecidos tem sido amplamente estudada, tendo como uma das práticas recomendadas para essa finalidade a utilização de lodos de esgotos em solos agrícolas, considerando-se a abordagem de avaliação de risco, para garantir a segurança ambiental e a saúde pública. A utilização do lodo como insumo agrícola promove a reciclagem dos nutrientes, fornecendo, ainda, matéria orgânica ao solo, estocando carbono na forma de compostos estáveis e não liberando CO2 na atmosfera. A partir da utilização agrícola do lodo, podem-se reduzir os custos de transporte e disposição final dos lodos em aterros, por exemplo. Alguns casos viabilizados no país mostram que o interesse é grande por parte dos produtores agrícolas, tanto em larga escala de produção quanto em relação aos produtores familiares, visto que o biossólido produzido pode reduzir em torno de 60% o consumo de fertilizantes fosfatados. Diante do potencial brasileiro para o desenvolvimento da compostagem do lodo de esgoto com finalidades agrícolas, o objetivo deste trabalho foi acompanhar e avaliar o desenvolvimento do processo de compostagem utilizando o lodo desaguado proveniente de estação de tratamento de esgoto (ETE) visando apresentar informações que possam contribuir para aprimorar os conhecimentos sobre essa prática.

Publisher

Zeppelini Editorial e Comunicacao

Reference23 articles.

1. ANDREOLI, C. V.; VON SPERLING, M.; FERNANDES, F. Lodo de esgoto: tratamento e disposição final. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, 444 p.

2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10.007. Amostragem de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

3. BITTENCOURT, S.; AISSE, M. M.; SERRAT, B. M.; AZEVEDO, J. C. R. Sorção de poluentes orgânicos emergentes em lodo de esgoto. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 21, n. 1, p. 43-53, 2016.

4. BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2013, 704p.

5. GOVERNMENT OF WESTERN AUSTRALIA. Department of Water and Environmental Regulation. Western Australian guidelines for biosolids management. Joondalup: DWER, 2012.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3