Reconstruir-se com HIV: práticas de promoção da qualidade de vida reveladas pelas pesquisas

Author:

Lacerda Marques Stefaisk Renata,Cristina de Oliveira Denize,Yta Machado Yndira,Pereira Domingues Juliana,Dos Santos Casado de Lima Michel,Francisco de Sena Henrique,Da Silva Castro Suzana,Spindola Thelma

Abstract

Objetivo: identificar na literatura as práticas de promoção da qualidade de vida efetivadas por pessoas que vivem com HIV. Materiais e método: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura. Foram consultadas as bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE e incluídos artigos produzidos entre 2010 e 2020. Foram analisados nove estudos quanto a variáveis específicas e aos seus resultados em termos de práticas de promoção da qualidade de vida. Resultados: Foram construídas cinco categorias: 1. Movimento de ressignificação de si e da vida: mudanças na autoimagem e na percepção de mundo; 2. Práticas relacionadas ao serviço de saúde que influenciam a qualidade de vida; 3. Incorporação de hábitos de vida mais saudáveis; 4. Manutenção de atividades cotidianas; 5. Práticas sociais que influenciam a qualidade de vida. Discussão: As principais práticas realizadas pelo grupo incluem a manutenção de atividades da vida cotidiana associadas à incorporação de hábitos de vida mais saudáveis, destacando-se aquelas relacionadas ao serviço de saúde, como a adesão ao tratamento e uso da terapia antirretroviral, e as práticas sociais que envolvem suporte social. Conclusão: O movimento de reconstrução pessoal e social permite a realização de práticas de promoção da qualidade de vida por parte desse grupo, que são pautadas no acesso aos serviços de saúde e ao trabalho, nos hábitos de vida saudáveis e nas relações interpessoais.

Publisher

Centro Universitario de Valenca

Reference27 articles.

1. ARAUJO, G.M. et al. Idosos cuidando de si após o diagnóstico da síndrome da imunodeficiência adquirida. Rev bras. enfer, v.71, n 2, p.793-800, 2018.

2. ARAÚJO, K.M.S.T. et al. Avaliação da qualidade de vida de pessoas idosas com HIV assistidos em serviços de referência. Cien Saude Colet, v.25, n.6, p.2009-26, 2020.

3. BEZERRA, E.O. et al. Análise estrutural das representações sociais sobre a aids entre pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana. texto contexto – enfer, v.27, n.2, 2018.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de vigilância, prevenção e controle das IST, do HIV/aids e das hepatites virais. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos. Brasília, DF, 2018.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de DST-AIDS. A epidemia da AIDS através do tempo. [Internet]. Brasília, DF, 2019.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3