Author:
De Mello Baltazar Petkovic,Daflon Bernardo,Travassos de Melo Jacqueline,Eunice de Bessa Martha,Valente Carvalho Valente Elisabeth Valente Carvalho Valente
Abstract
Objetivo: O uso de jaleco é fundamental para a proteção dos profissionais da área da saúde, contudo esse item pode servir de veículo de disseminação de micro-organismos patogênicos em ambientes clínicos, conferindo assim um risco para o paciente. A prática odontológica abrange uma grande variedade de procedimentos que expõem profissionais e pacientes ao contato com secreções da cavidade bucal. Staphylococcus aureus é, atualmente, um dos micro-organismos que mais preocupam os profissionais da saúde devido à rapidez com que desenvolvem resistência aos antibióticos. Objetivo: avaliar a contaminação por S. aureus multirresistente, dos jalecos, usados por alunos e professores da clínica Odontológica e analisar o perfil de resistência aos antibióticos das cepas isoladas. Materiais e métodos: foram realizadas análises microbiológicas a partir dos materiais coletados dos jalecos de alunos e professores da clínica odontológica do UNIFAA. Resultados: nossos resultados mostraram crescimento de Staphylococcus spp, bacilos Gram-positivos e bacilos Gram-negativos. Destaca-se que em 40% das amostras houve crescimento de S. aureus e em 53 % das análises houve crescimento de Staphylococcus coagulase negativo (SCN). Há que se enfatizar o isolamento de uma cepa de Staphylococcus coagulase negativo (SCN) resistente a 9 dos 11 antibióticos testados, resultado relevante devido a cepa apresentar alto perfil de resistência aos antibióticos. Conclusão: a disseminação de agentes microbianos em clínicas odontológicas se dá, principalmente, através de equipamentos de proteção individual utilizados durante os procedimentos clínicos, o que torna fundamental a reflexão sobre as ações preventivas e educativas com vistas a resolução deste problema.
Publisher
Centro Universitario de Valenca
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference40 articles.
1. DE ALMEIDA, Ana Cláudia Pedreira et al. Estudo sobre a contaminação de jaleco por Staphylococcus como subsídio para o conhecimento das infecções cruzadas. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 2, p. 152-161, 2015.
2. ABUD, Érika Cardoso et al. Avaliação das condições higiênico-sanitárias de jalecos e mãos de profissionais de saúde, usuários de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar. Hig. aliment, p. 43-47, 2010.
3. BULLÉ, Danielly Joani et al. Prevalência de Staphylococcus aureus meticilina resistentes em profissionais de saúde. Rev. enferm. UFSM, p. 198-205, 2016.
4. BUNGAU, Simona et al. Aspects of excessive antibiotic consumption and environmental influences correlated with the occurrence of resistance to antimicrobial agents. Current Opinion in Environmental Science & Health, v. 19, p. 100224, 2021.
5. CHEUNG, Gordon YC; BAE, Justin S.; OTTO, Michael. Pathogenicity and virulence of Staphylococcus aureus. Virulence, v. 12, n. 1, p. 547-569, 2021.