Abstract
A AIDS é uma doença ocasionada pelo vírus HIV e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo advento de enfermidades oportunistas (Brasil, 2018). Segundo a UNAIDS (2017) há cerca de 36,9 milhões de pessoas que vivem com o vírus HIV no mundo e desse total 75% conhecem seu estado sorológico. O presente trabalho está pautado na área da geografia da saúde, e tem como objetivo identificar o perfil epidemiológico dos soropositivos e analisar a ocorrência de casos de HIV/Aids no Estado de Roraima entre os anos de 2010 a 2018. Esta pesquisa é de suma importância para a sociedade como um todo, pois através do estudo é possível investigar o assunto que ainda é um tabu para algumas pessoas em pleno século XXI. Desta forma a metodologia utilizada nesse trabalho para obtenção dos dados ocorreu de maneira bibliográfica e documental. Com base nas informações coletadas nos sites do MS, SINAN, SVS, SIM, SISCEL, SICLOM, DANTPS, DCCI e no IBGE, foi possível montar no programa Excel as tabela e gráficos da quantidade populacional e os números de pessoas infectadas com o vírus HIV e as diagnosticadas com a AIDS, como também a quantidade de óbitos ocorridos por consequência da doença. Os resultados apontam que Roraima, segue uma tendência de aumento na taxa de incidência de HIV, enquanto a nível de Brasil a taxa de incidência vem diminuindo entre os anos pesquisados.
Publisher
Universidade Estadual de Roraima
Subject
General Materials Science
Reference26 articles.
1. AYRES, J. R. C. M. Práticas educativas e prevenção de HIV/Aids: lições aprendidas e desafios atuais. Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v. 6, n. 11, p. 1124, 2002. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2019.
2. BASTOS, Francisco Inácio Bastos; BARCELLOS, Christovam. Geografia social da AIDS no Brasil/revista saúde pública, Rio de Janeiro, 1995.
3. BRASIL. Departamento de Dst, Aids e Hepatites Virais. Ministério da Saúde. DST, AIDS e Hepatites Virais. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2019.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico HIV e AIDS. Brasília, 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/boletim_epidem_hivaids_2012.pdf>. Acesso em 08 de agosto de 2015.
5. CAMURÇA, Valeska Vieira et al. SAÚDE BUCAL NA AGENDA DA POLÍTICA DE DST/AIDS NO BRASIL, CEARÁ E FORTALEZA. Revista de APS, v. 16, n. 4, 2013. Disponível em: < https://aps.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/view/1824>. Acesso em: 27 Maio, 2019.