Author:
Santos Betina Pinto,Miranda Neire Oliveira Pinto
Abstract
O estudo buscou realizar uma abordagem referente ao cotidiano em sala de aula de alunos com déficit de atenção, através de uma revisão bibliográfica sobre como lidar com alunos que apresentam TDAH, apresentando a relevância dessa temática no atual contexto social e na relação ente memória e aprendizagem, objetivando contribuir com as mais diversas áreas do conhecimento, em especial com a área da educação. Este artigo tem como objetivo apresentar ao leitor a partir de estudo bibliográfico com bases teóricas sólidas, como alguns educadores desenvolvem um trabalho especial com crianças que possuem déficit de atenção. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como Ribeiro (2016), Russo (2015), Silva (2009), e Berger (2001), entre outros, procurando, levantar reflexões sobre as dificuldades em aprendizagem que são bastante frequentes nas escolas. Conclui-se que ainda que existam diversos procedimentos para a tomada de decisão diagnóstico de TDAH, a avaliação da patologia é essencialmente clínica. A criança diagnosticada com TDAH é um aluno que precisa de um atendimento específico, de suporte para desenvolver o seu aprendizado, um ambiente organizado, atividades curtas, lúdicas, atenção e compreensão por parte dos professores e deve se sentir querido e util. A aula deve ser animada e dinâmica, com uma linguagem simples e concreta, em que o aluno realmente entenda o conteúdo por sua facilidade.
Publisher
Revista Cientifica Multidisciplinar Nucleo Do Conhecimento
Reference15 articles.
1. BARBOSA, G. A.; DIAS, M. R.; GAIÃO, A. A. Validacíon factorial de los índices de hiperatividade del cuestionário de Conners en escolares de Jõao Pessoa ¾ Brasil. Infanto; v. 5, n. 1, p.118-125, 1997.
2. BERGER, K. S. O desenvolvimento da pessoa: da infância à terceira idade. Tradução de Dalton Conde de Alencar. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
3. BRASIL. Previdência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2019.
4. _______. Previdência da República. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2019.
5. FERREIRO, Emilia; TEBEROSK, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Medicas 1985.