Author:
Barreto Vanessa Souza,Meza Maria Melissa Monteiro,Dias Vinicius Rocha Ribeiro,Almeida Victor da Silva,Roberto José Carlos Alves
Abstract
O presente estudo de caso, foi realizado na empresa Ultraeco, que emprega práticas sustentáveis em seus processos para a lavagem de veículos. O artigo busca apresentar a lavagem a seco ao público, principalmente ao nicho de mercado de consumidores que optam por produtos ou serviços sustentáveis. Baseando-se neste conceito, o artigo tem como pergunta problema: Como a implementação de ações sustentáveis podem colaborar como estratégias de marketing para captação de clientes? O objetivo geral é definir uma estratégia que englobe a questão socioambiental, focalize na captação e fidelização dos clientes e tenha uma preocupação com a redução da utilização dos recursos naturais, o que, consequentemente, pode contribuir para que a empresa tenha um diferencial mercadológico. O método utilizado para realização da pesquisa foi o dedutivo, por meio da pesquisa de campo, utilizou-se também a pesquisa bibliográfica. Como resultados, a proposta interventiva prevê a utilização de investimentos em práticas operacionais sustentáveis inovadoras, a utilização do endomarketing para consolidar as práticas sustentáveis no ambiente interno da organização, a geração de relatórios dos impactos da redução de recursos naturais, e, a partir deste conjunto de ações, estabelecer um plano de divulgação das práticas sustentáveis da organização, buscando a captação de clientes que optam por consumir produtos e serviços de empresas que praticam conceitos sustentáveis. A proposta do artigo atende o propósito de transmitir ao público externo os resultados que a empresa Ultraeco vem alcançando por meio da gestão sustentável, tornando a empresa atrativa para os consumidores de produtos e serviços sustentáveis.
Publisher
Revista Cientifica Multidisciplinar Nucleo Do Conhecimento
Reference42 articles.
1. ANDRADE, E. C.; FORTES, R. M. B. Benefícios do Planejamento colaborativo de demanda por meio de operador logístico em rede de restaurantes fast food. Revista Oswaldo Cruz, 2013. Disponível em:http://revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Edicao_16_ANDRADE_Elisangela_Cristina.pdf. Acessado em: 27 set. 2021.
2. AQUINO, F. Convocações ecológicas: o meio ambiente nas campanhas presidenciais brasileiras. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, p. 75-94, 2020. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/10277/9356. Acessado em: 05 set. 2021.
3. ARAÚJO, S. do N. Endomarketing como Ferramenta para melhorar a satisfação dos colaboradores da Ideal Peças LTDA. 2018. Dissertação (MBA em Gestão de Pessoas) – Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, Campina Grande, PB, 2018.
4. ARAGÃO, J. W. M. de; MENDES NETA, M. A. H. Metodologia científica. Salvador: UFBA, 2017.
5. AZEVEDO, D. Revisão de Literatura, Referencial Teórico, Fundamentação Teórica e Framework Conceitual em Pesquisa – diferenças e propósitos. WorkingPaper, 2016. Disponível em: https://unisinos.academia.edu/DeboraAzevedo/Papers. Acesso em: 27 set. 2021.