Abstract
Neste artigo são abordados alguns aspectos sobre a manipulação de informações efetuada por parte da imprensa brasileira. Destaca-se a utilização dos padrões de manipulação explicitados por Perseu Abramo, sendo esses empregados na análise das imagens publicadas na revista Veja em 29 de dezembro de 2010, referentes a passagem do governo Lula para o governo Dilma, ambos do Partido dos Trabalhadores. É feita uma abordagem acerca da utilização das mídias como ferramentas para regulação da sociedade de acordo com interesses políticos e econômicos da imprensa. Também são discutidos os processos de comunicação por meio de codificação e decodificação de informações. Os resultados da análise comprovam a existência de manipulação midiática na edição analisada da revista Veja.
Publisher
Revista Cientifica Multidisciplinar Nucleo Do Conhecimento
Reference9 articles.
1. ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.
2. AYOUB, Ayoub Hanna. Mídia e movimentos sociais: a satanização do MST na Folha de São Paulo. 2006. 169 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.
3. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2003.
4. KUCINSK, Bernardo. A síndrome da antena parabólica: ética no jornalismo brasileiro. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 1998.
5. MATTELART, Armand; MATTELART, Michéle. História das teorias da comunicação. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2003.