Saúde global e processos de promoção à saúde: uma revisão integrativa da literatura

Author:

Souza Keulle Oliveira da,Moreira Elisângela Claudia de Medeiros,Dias Claudio Alberto Gellis de Mattos,Pascoal Rosana Moraes,Melo Arlen Maia de,Nazaré Mailson Lima,Fecury Amanda Alves,Dendasck Carla Viana,Bahia Mirleide Chaar,Oliveira Euzébio de

Abstract

Saúde Global é uma expressão polissêmica, mas fortemente identificada como resposta aos problemas de Saúde relativamente novos e com crescimento acelerado no número de casos, que atingem a população tanto de países ricos quanto de países pobres, como o surgimento de doenças que podem ser evitadas por meio de práticas de exercícios ou atividades físicas ou esportivas. Estas doenças podem ser: Obesidade, Diabetes, Cardiopatias, Disfunções renais, Síndromes metabólicas, dentre outras. Essas enfermidades também podem ser evitadas por meio do controle alimentar, programas sociais, tais como o Programa Saúde da Família, as campanhas de vacinação, o controle de crises sanitárias e humanitárias. Outro fator que tem contribuído para o desequilíbrio da Saúde Global é o uso irrestrito dos recursos naturais, a exploração crescente e de maneira desenfreada do desmatamento da floresta amazônica, dentre outros. Neste sentido, este artigo objetiva mostrar na literatura atual como o campo Saúde Global está se configurando, vinculado aos processos de globalização contemporâneos. Metodologicamente, o estudo ocorreu por meio de uma visão integrativa da literatura, com destaque para as produções científicas publicadas a partir dos anos 2000. Os principais resultados do artigo mostram que Saúde Global é um campo que envolve relação diplomática entre os países, remodelação no papel de agências consideradas hegemônicas no século 20, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), proximidade horizontal entre os países na formulação de políticas em Saúde, participação de atores da sociedade civil e do segundo setor, o reconhecimento da diversidade cultural, política e social, e a necessidade de compreensão dos determinantes ambientais de saúde. Por outro lado, mostra os seus limites de atuação prática em contextos marcados por princípios neoliberais, de intervenção mínima estatal, uma vez que os investimentos em Saúde Global dependem da atuação de sistemas nacionais de saúde fortes.

Publisher

Revista Cientifica Multidisciplinar Nucleo Do Conhecimento

Reference15 articles.

1. ALEXANDRE, Faria Agripa. A dinâmica da Sociedade de Risco segundo Anthony Giddens e Ulrich Beck. Revista Geosul. Florianópolis, SC, v. 15, n. 30, p .150-167, dez. 2000.

2. BECK, Ulrich. La Sociedade del riesgo: hacia uma nueva modernidade. Barcelona: Paidós. 1998.

3. CUETO, Marcos. Saúde Global: uma breve história. Rio de Janeiro: FioCruz. 2015.

4. GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP. 1991

5. FORTES, Antônio de Carvalho; RIBEIRO, Helena. Saúde Global em tempos de Globalização. Revista Saúde e Sociedade. São Paulo, SP, v 23, n 2, p 366-375. 2014.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3