Abstract
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de pós-graduandos sobre os elementos que constituem a matriz disciplinar da enfermagem durante a apresentação de um seminário apresentado em uma disciplina de pós-graduação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na disciplina de bases filosóficas e teóricas de enfermagem na atenção à saúde, no curso de mestrado acadêmico em enfermagem, de um programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Kuhn acrescenta quatro elementos para constituição desta matriz, que seriam: generalizações simbólicas (expressões aceitas e utilizadas pelo grupo, formais ou formalmente formalizáveis), crenças em modelos (fornecem analogias e/ou sua ontologia), valores (largamente partilhados, mesmo quando não aplicados de forma igual) e exemplares ou soluções de problemas concretos (que foram realizados no passado e servem para a pesquisa futura), sendo este último, talvez, o mais importante para o autor. A Enfermagem possui matriz disciplinar. A concepção da matriz disciplinar da enfermagem foi entendida diante da sugestão da mudança do termo paradigma para matriz disciplinar, realizada por Kuhn, e perante o que se tem hoje como instrumentos, processos e prática, além do entendimento da enfermagem como ciência em evolução.
Publisher
Revista Cientifica Multidisciplinar Nucleo Do Conhecimento
Reference10 articles.
1. BOAS, Milene Aparecida Aguiar Vilas et al. Análise crítica do potencial de utilização das nomenclaturas de enfermagem na atenção primária à saúde. Enfermagem em Foco, v. 10, n. 7, 2019.
2. GOMES, Vera Lúcia de Oliveira et al. Evolução do conhecimento científico na enfermagem: do cuidado popular à construção de teorias. Investigación y educación en enfermería, v. 25, n. 2, p. 108-115, 2007. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/iee/article/view/ 2888/2447. Acesso em: 14 mar. 2023.
3. JACKSON, Jennifer Irene. Nursing paradigms and theories: a primer. 2015. Disponível em: https://sigma.nursingrepository.org/handle/10755/338888. Acesso em: 14 mar. 2023.
4. KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2000.
5. MCEWEN, Melanie. et al. Bases teóricas para enfermagem. São Paulo: Artmed, 2009.