Cirurgia de controle de danos: Embasamento teórico e implicações práticas

Author:

Pereira Fernanda Cândido,Silva Ana Beatriz Vieira Da,Souza Bruno Pithon Costa,Costa Felipe Martins,Cordeiro Iago Alvares,Ferreira Karoline Fraga,Lima Letícia Alves de,Malheiros Matheus José Barroso,Pereira Thiago Toledo Martins,Moreira Geterson Bezerra

Abstract

Introdução: A cirurgia de controle de danos é uma modalidade cirúrgica que abrevia o tempo de operação e renuncia o reparo imediato de todas as injúrias, com o objetivo de reestabelecer os parâmetros fisiológicos no paciente instável hemodinamicamente. Indivíduos que apresentam a acidose metabólica, hipotermia e coagulopatia, a denominada tríade mortal do trauma, são os principais candidatos à essa abordagem. Diante da alta incidência de traumas e patologias que exigem o controle imediato de lesões potencialmente fatais e da escassez de estudos acerca do tema, esta revisão objetiva realizar um levantamento de dados da literatura acerca do controle de danos cirúrgico, que tem se mostrado de extrema importância e impacto na redução da mortalidade dos pacientes graves. Métodos: A busca dos artigos foi realizada nas plataformas Pubmed e BVS, utilizando os descritores “cirurgia” e “controle de danos”, contidos no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e correspondentes à questão de pesquisa. Foram encontrados 63 estudos ao total. A aplicação de critérios de inserção e exclusão, leitura e seleção dos estudos, resultaram, por fim, na inclusão de 9 artigos na presente revisão. Resultados: Dentre os artigos analisados, 22,2% dos estudos investigaram as indicações e a importância da decisão por controlar os danos cirurgicamente. O impacto dessa abordagem na redução da mortalidade dos doentes traumatizados foi explanado em 33,3% dos estudos incluídos. Os estudos relataram sobrevida maior do que 80% dos pacientes submetidos à essa modalidade terapêutica. O mecanismo de trauma mais comum associado à necessidade de controle de danos foi o traumatismo penetrante, como os ferimentos por arma de fogo. Quanto aos motivos que levaram à indicação dessa abordagem, os estudos relataram instabilidade hemodinâmica como sendo o principal deles, além da magnitude das lesões. Conclusões: Diante dos dados coletados da literatura e explanados neste estudo, salienta-se a importância de os cirurgiões conhecerem as implicações teóricas e práticas da cirurgia de controle de danos, a fim de reconhecer prontamente o paciente que necessita dessa abordagem, indicá-la em tempo oportuno e realizá-la efetivamente, elevando a sobrevida dos pacientes graves.

Publisher

Revista Cientifica Multidisciplinar Nucleo Do Conhecimento

Reference21 articles.

1. ASENSIO, Juan A. et al. Gerenciando a exsanguinação: o que sabemos sobre controle de danos / resgate não é suficiente. In: Procedimentos do Baylor University Medical Center. Taylor e Francis, 2003. p. 294-296. 2003.

2. ASENSIO, Juan A. et al. Variáveis ​​confiáveis ​​no paciente exsanguíneo que indicam controle de danos e predizem o resultado. The American Journal of surgery , v. 182, n. 6, pág. 743-751, 2001.

3. BURCH, J. M. et al. Abbreviated laparotomy and planned reoperation for critically injured patients. Annals of surgery, v. 215, n. 5, p. 476, 1992.

4. CHAVEZ, Javier Peña et al. Controle de danos em fraturas instáveis ​​torácicas e lombares em politrauma. Revisão sistemática. Coluna / Columna , São Paulo, v. 14, n. 2, pág. 153-156, junho de 2015.

5. EDELMUTH, Rodrigo Camargo Leão; BUSCARIOLLI, Yuri dos Santos; RIBEIRO JUNIOR, Marcelo Augusto Fontenelle. Cirurgia para controle de danos: estado atual. Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro , v. 40, n. 2, p. 142-151, Apr. 2013 .

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3