Abstract
O professor é responsável por desempenhar um importante papel no processo de ensino-aprendizagem, sendo ele o principal autor do conhecimento social. Contudo, o seu trabalho é desenvolvido em meio aos diversos fatores que podem desencadear o estresse e, consequentemente, o adoecimento. Nesse intuito, esta pesquisa visa refletir, teoricamente, sobre modelos de decisão que permitam auxiliar na avaliação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação sobre o adoecimento de docentes no ensino superior pela Síndrome de Burnout. Estudo da modalidade ensaio teórico, oriundo de uma tese de doutorado em uma universidade pública, no estado da Paraíba, no qual a coleta de dados ocorreu entre os meses de março a outubro do ano de 2018, a partir da leitura de artigos relacionados ao tema. Os resultados apontaram que existe a necessidade de cuidar dos profissionais docentes na área da saúde, desde a identificação dos sintomas até o tratamento da doença e, ainda, mediante as vertentes exploradas, percebe-se que a atuação do docente é exaustiva e não possui suporte para a prevenção do Síndrome de Burnout. Logo, considera-se essencial que os métodos para a tomada de decisão tenham a capacidade de responder às suas necessidades de uso com eficácia, eficiência e viabilidade, além de auxiliar na avaliação e no cuidado ao adoecimento de docentes no ensino superior pela Síndrome de Burnout.
Publisher
Revista Cientifica Multidisciplinar Nucleo Do Conhecimento
Reference26 articles.
1. ANDRADE, P. S.; CARDOSO, T. A. O. Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a síndrome de burnout. Rev. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 21, n. 1, p. 129-140, 2012.
2. BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Considerações sobre a síndrome de burnout e seu impacto no ensino. Bol. Psicol. São Paulo, v. 62, n. 137, p. 137-155, 2012.
3. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
4. CODO, W.; VASQUES-MENEZES, I. O que é burnout? In: CODO, W. (Org.). Educação: carinho e trabalho. Burnout: a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. p. 237-253. Petrópolis: Vozes, 1999.
5. CORRAL-MULATO, S.; BUENO, S. M. V. Docentes em enfermagem e a Síndrome de Burnout: educando para a saúde. CuidArte Enfermagem. São Paulo, v. 3. n. 2, p. 99-104, 2009.