Author:
Resende Gabriela Santos Rocha
Abstract
O presente artigo apresenta uma pesquisa voltada a compreender como ocorre a inclusão da criança com Transtorno do Neurodesenvolvimento do Espectro conhecido como Transtorno do espectro autista (TEA). A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio da análise de entrevistas realizadas com três professoras da primeira fase da Educação Infantil de uma Escola Municipal, no primeiro semestre de 2022. Analisou-se que as professoras encontraram algumas dificuldades em lidar com as características do transtorno e que precisam estar fundamentadas em uma linha de pensamento (currículo pedagógico) que oriente sua prática pedagógica para realizar o ensino de modo a oferecer ao aluno a possibilidade de desenvolvimento.
Publisher
Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Engineering,General Environmental Science
Reference15 articles.
1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-V), Fifth Edition. Arlington, VA, American Psychiatric Association, 2013.
2. BRASIL. Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009.
3. Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na educação básica. Brasília: MEC, 2001.
4. CARTOLANO, M. T. P. Formação do educador no curso de Pedagogia: Política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas? In: Cadernos Cedes. A nova LDB e as necessidades educativas especiais, n. 46 ano XIX. Campinas, SP: Unicamp, 1998, p. 29 – 40.
5. COSTA, Dóris Anita Freire. Superando limites: a contribuição de Vygotsky para a educação especial. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.72, pp. 232-240. ISSN 0103-8486.