Author:
Soares Camila Ferreira de Assis,Andrade Paulo Henrique Muleta,Muller Karla de Toledo Cândido,Santos Serginaldo José dos
Abstract
Introdução. O presente estudo aborda os aspectos sociodemográficos e epidemiológicos e sua correlação com a qualidade de vida das pessoas com traumatismo da medula espinal em processo de reabilitação física em um Centro Especializado em Reabilitação. Objetivo. Verificar e correlacionar variáveis sociodemográficas de pessoas com traumatismo da medula espinal com sua qualidade de vida. Método. Foram entrevistadas 25 pessoas, coletou-se seus dados sociodemográficos por meio de um questionário semiestruturado e aplicou-se a escala da ASIA e o instrumento geral da OMS-WHOQOL-bref. Resultados. Houve predomínio de homens adultos jovens, casados, renda baixa, a maioria com sequelas em paraplegia incompleta, entre 1 e 3 anos de lesão. A qualidade de vida geral foi avaliada como regular para 72% dos entrevistados, mantida nos domínios físico, psicológico e de meio ambiente, com melhor pontuação no domínio social prevaleceu considerado como bom. Não houve correlação entre as variáveis sociodemográficas e epidemiológicas, assim como com a Escala da ASIA e a qualidade de vida. Conclusão. Conclui-se que a qualidade de vida das pessoas com traumatismo da medula espinal foi percebida como regular, sem correlação com a idade do paciente, funcionalidade e tempo da lesão.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Neurology (clinical),Neurology
Reference25 articles.
1. Venturini DA, Decésaro MN, Marcon SS. Alterações e expectativas vivenciadas pelos indivíduos com lesão raquimedular e suas famílias. Ver Esc Enferm USP 2007;41:589-96.
2. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000400008
3. Silva AR, Santos JAT, Barros JF, Gorla JI. Qualidade de vida e independência funcional de lesados medulares. Revista Eletrônica Gestão & Saúde 2013;4:2151-64.
4. https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/248
5. Ministério da Saúde (endereço na Internet). Brasil: Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com lesão medular. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_pessoa_lesao_medular.pdf