Author:
Ferla Fabíola Lindemann,Grav Magali,Perico Eduardo
Abstract
Introdução. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um importante distúrbio circulatório, que apresenta como principal manifestação a hemiplegia, trazendo consigo também espasticidade, desalinhamento corporal, distúrbios no equilíbrio, perda de força muscular, e, por consequência, diminuição na autonomia e qualidade de vida. Objetivos. Verificar o grau de alteração do equilíbrio estático, dinâmico, e de comprometimento do tronco em pacientes pós AVC divididos em dois grupos: um que realizou protocolo de atendimento fisioterapêutico específico e outro que permaneceu em seus atendimentos fisioterapêuticos de rotina, sem seguir o protocolo do grupo intervenção. Método. Pesquisa quantitativa, exploratória, de intervenção, experimental e descritiva. Fizeram parte do estudo seis pacientes avaliados através da Escala de Deficiências de Tronco (EDT) e Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e, posteriormente, divididos em grupo intervenção (GI) e grupo controle (GC). Resultados. Os pacientes que fizeram parte do GI obtiveram aumento na pontuação de ambas as escalas na avaliação final, mas, por ser uma amostra pequena, os resultados não foram estatisticamente significativos. Conclusão. Um protocolo específico para trabalhar controle de tronco e equilíbrio é de extrema importância para pacientes pós AVC, pois facilita a realização de atividades da vida diária e promove melhora na marcha, evitando o risco de quedas.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Neurology (clinical),Neurology
Reference15 articles.
1. Piassaroli CAP, Almeida GC, Luvizotto JC, Suzan ABBM. Modelos de reabilitação fisioterápica em pacientes adultos com sequelas de AVC isquêmico. Rev Neurocienc 2012;20:128-37.
2. Pompeu SMAA, Pompeu JE, Rosa M. Silva MR. Correlações entre função motora, equilíbrio e força respiratória pós acidente vascular cerebral. Rev Neu¬rocienc 2011;19:614-20.
3. Umphred D, Meirelles MFP. Reabilitação neurológica: prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007, 262p.
4. Trindade APNT, Barboza MA, Oliveira FB, Borges APO. Influência da simetria e transferência de peso nos aspectos motores após Acidente Vascular Cerebral. Rev Neurocienc 2011;19:61-7.
5. Assis RD. Condutas práticas em fisioterapia neurológica. Barueri: Manole, 2012, 626p.