Author:
Vilibor Renata Hydee Hasue,Vaz Regiane Henrique
Abstract
Este trabalho é uma revisão da literatura sobre a correlação entre a função motora e cognitiva em pacientes com Paralisia Cerebral (PC). Os estudos encontrados correlacionam as alterações motoras em crianças com PC com as alterações de quociente de inteligência (QI), linguagem, percepção visual, auditiva, somatossensorial, e funções executivas. Foi visto que quanto maior o comprometimento motor, maior o comprometimento cognitivo. Entretanto, crianças com quadros motores mais graves podem ter funções cognitivas como percepção auditiva, somatossensorial e de raciocínio dentro do padrão de normalidade se forem expostas a um ambiente enriquecido e à interação social intensa. Algumas crianças com PC podem ainda ter um desempenho superior em habilidades de auto-cuidado quando comparadas com crianças normais, devido a constante estimulação pela equipe multiprofissional e cuidadores
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Neurology (clinical),Neurology
Reference32 articles.
1. Nelson CA. Paralisia Cerebral. In: Umphred DA. Fisioterapia Neurológica. 2ª. ed. São Paulo: Manole, 1994, p.237-56.
2. Kottke FJ, Lehmann J. Tratado de Medicina Física e Reabilitação de Krusen. 4ª. ed. São Paulo: Manole, 1994, p.419-21.
3. Lianza S. Medicina de Reabilitação. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2001, p.304-26.4.Mancini MC, Fiuza PM, Rebelo JM, Magalhães LC, Coelho ZAC, Paixão ML. Comparação do desempenho de atividades funcionais em crianças com desenvolvimento normal e crianças com paralisia cerebral. Arq Neuropsiquiatr. 2002;60(2B):446-52.
4. Fonseca V. Da filogênese à ontogênese da motricidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988, 309p.
5. Cohen H. Neurociências para fisioterapeutas - incluindo correlações clínicas. São Paulo: Manole, 2001, 47p.
Cited by
4 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献