Author:
Orsini Marco,Oliveira Acary Bulle,Reis Carlos HM,De Freitas Marcos RG,Chieia Marco,Airão Ana Rosa,Pássaro Caroline Pinto,Cardoso Alessandra Pereira,Chiapetta Ana LM,Leite Marco Antônio Araújo,Silva Julio Guilherme,Menezes Sara Lúcia,De Carvalho Luciane Bizari Coin
Abstract
Introdução. A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa que cursa com a depleção dos neurônios da ponta anterior da medula espinhal, do tronco cerebral e do feixe piramidal em graus vários. De evolução inexorável e impiedosa, costuma levar a óbito cinco anos após o início das manifestações clínicas. Objetivo. O artigo faz uma crítica provocativa ao modelo de cuidar atual, onde passamos a tratar e gerenciar doenças de pessoas e não de enfermos que circunstancialmente estão doentes. Discussão. Acreditamos que o prestar cuidado na (ELA) é algo muito mais profundo e talentoso do que simplesmente tentar “livrar” esses pacientes de uma incapacidade real. Em vista disso, a relação com o paciente, mesmo em estágio terminal, nunca deixará de ser uma interação intersubjetiva experimentada por duas pessoas e, por mais assimétrica que seja somente será eficaz se for conduzida com acolhimento, escuta-resposta e esperança de cura para o que padece dessa maldita e intrigante doença. Conclusão. Devemos resgatar a arte de cuidar, pois é ela que ainda nos faz acreditar na existência do amor e compaixão em nossa espécie.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Neurology (clinical),Neurology
Reference18 articles.
1. Salis VD. Paidéia: Para formar um homem “Obra de Arte, Ético e Criador” no século XXI ou Os doze trabalhos de Hércules para o caminho do herói em busca da eternidade. São Paulo: Transformarte, 2002, 169p. 2.Orsini M, Melo-Reis CH. O descarnar provocado pelas doenças do neurônio motor. Rev Bras Neurol 2009;45:7.
2. Oliveira ASB, Pereira RDB. Esclerose lateral amiotrófica (ELA): três letras que mudam a vida de uma pessoa. Para sempre. Arq Neuropsiquiatr 2009;67:750-82. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2009000400040
3. Siqueira JE. Ética e tecnociência: uma abordagem segundo o princípio da responsabilidade de Hans Jonas. Londrina: Editora UEL, 1998, 120p.
4. Filho JM. Clinical Bioethics – Caring for People. Rev Bras Reumatol 2008;48:31-3.
5. Gillard JP. O médico do futuro: para uma nova lógica médica. Lisboa: Instituto Piaget, 1995, 115p.
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献