Author:
Niehues Janaina Rocha,Niehues Mariane Rocha
Abstract
Introdução. Os deficientes físicos por muito tempo foram mantidos a margem de uma sociedade que até então era extremamente excludente. Entende-se como Educação Inclusiva uma educação de qualidade que seja para todos os alunos, até mesmo para as crianças que apresentam alguma deficiência. Objetivo. Este estudo tem como finalidade discutir a educação inclusiva de crianças com deficiência física e avaliar como a intervenção fisioterapêutica no ambiente escolar pode auxiliar os mesmos. Método. Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados SciELO, LILACS, MEDLINE, e bases de universidades. Foram incluídos estudos mais relevantes, publicados entre 1990-2012,em língua inglesa e portuguesa. Resultados. Foram encontrados 11 artigos publicados. A maioria das escolas apresenta estruturas inadequadas, necessitando de um fisioterapeuta que deve adequar possíveis obstáculos ou limitações do ambiente físico e social. Este profissional pode identificar e realizar as devidas adaptações, trabalhar com a criança sua resistência, força, destreza e melhorar sua mobilidade auxiliando o professor no processo de ensino/aprendizagem. Conclusões. O fisioterapeuta no ambiente escolar é de fundamental importância podendo atuar no desenvolvimento das habilidades e potencialidades da criança com deficiência física promovendo melhora no bem estar psicossocial, educacional e físico.
Publisher
Universidade Federal de Sao Paulo
Subject
Clinical Neurology,Neurology
Reference26 articles.
1. Miranda LP, Resegue R, Figueiras ACM. A criança e o adolescente com problemas do desenvolvimento no ambulatório de pediatria. J Pediatr 2003;79:33-42. http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000700005
2. Mendes EG, Rodrigues OMPR, Capellini VLMF. O que a comunidade quer saber sobre educação inclusiva. Rev Bras Ed Esp 2003;9:181-94.
3. Ehlert R. A inserção do fisioterapeuta em escolas regulares no processo de educação inclusiva. Novo Hamburgo: Centro Universitário Feevale, 2009, p.1-54.
4. Glat R, Machado K, Braun P. Inclusão Escolar. In: XI Congresso Nacional da Fenas Niterói/RJ, 2006, p.221-8.
5. Mesquita RB, Collares PM, Landim FLP, Peixoto ACR. Apoio social na inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais: a perspectiva dos professores. Cienc Cuid Saude 2009;8:34-41.